O índice de infestação, que em novembro de 2017 apresentava 0,4%, agora subiu para 0,9%
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul recebeu da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, o resultado do Levantamento de Índice Rápido (Lira), realizado no período de 26 de fevereiro a 2 de março. A sondagem verifica a quantidade de focos e larvas do mosquito Aedes Aegypti nos locais visitados. A Vigilância Epidemiológica efetuou coletas por amostragem de estabelecimentos. Foram visitadas 1.702 residências no perímetro urbano, o equivalente a 5% dos imóveis. Segundo os dados, o índice de infestação, que em novembro de 2017 apresentava 0,4%, agora subiu para 0,9%.
A novidade é que, nos bairros Ana Nery e Pedreira, onde no ano passado não havia focos do mosquito, agora foi verificada a presença de larvas. O coordenador Municipal de Ações de Combate ao Aedes Aegypti, Leonardo Rodrigues, reforça a necessidade de a população fazer seu papel. “É preciso reforçar junto à comunidade, a necessidade de aprimorar os cuidados com água parada em todos as residências, pois mesmo os bairros mais distantes não estão livre de infestação”, afirmou.
De posse dos dados, a Prefeitura poderá dimensionar as ações a serem realizadas durante o ano de 2018. Uma preocupação permanente de quem trabalha para evitar a proliferação de larvas é com os lixões clandestinos. “É importante frisar que as pessoas precisam cuidar dos locais onde moram e não permitir que os lixões se proliferem porque são possíveis criadouros do mosquito”, alertou Leonardo. Mutirões estão sendo planejados para acontecer em toda a cidade. Quanto ao Lira, ainda serão realizados outros três levantamentos: em junho, setembro e novembro.
Notícias relacionadas
Associação de Jovens Empreendedores de Santa Cruz celebra 37 anos
Evento comemorativo foi realizado nessa segunda-feira e reuniu associados e parceiros
Há seis anos, O Agenciador é o endereço para negociar o seu carro
Empresários Fabiano Fidencio e Rafaele Butzke destacam trajetória da empresa que se consolidou no mercado santa-cruzense
Grupo Cindapa está com vagas de emprego abertas; saiba como se candidatar
Oportunidades abrangem diferentes áreas, como vigilância, portaria, pronto atendimento, monitoramento e comercial
Estado vai investir R$ 56 milhões em programa de qualificação profissional
Nos cinco anos de duração, estão previstos mais de 400 atendimentos e cerca de 12 mil alunos beneficiados