Cientista faleceu em casa após décadas enfrentando a esclerose lateral amiotrófica
O mundo dá adeus nesta quarta-feira (14) ao gênio Stephen Hawking, conhecido por suas contribuições na comunidade científica. O cosmólogo convivia há décadas com esclerose lateral amiotrófica, doença responsável por paralisar os músculos do corpo, mas que não interferiu em suas funções cerebrais.
"Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje", disseram seus filhos Lucy, Robert e Tim. "Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos", afirmaram os filhos Lucy, Tim e Robert, em um comunicado para a imprensa inglesa.
Hawking faleceu aos 76 anos em sua casa, em Cambridge, no Reino Unido. Ele estudava teorias como a do espaço-tempo e do funcionamento dos buracos negros, tema do livro "Um breve história do tempo", best-seller lançado por ele em 1988. Em 2014, sua história de vida foi contada no filme “A teoria de tudo”, vencedor do Oscar.
O cientista também ficou conhecido pela força que tinha ao enfrentar a doença. Hawking precisava usar um sintetizador eletrônico para poder falar. A voz robótica, produzida pelo aparelho para expressar suas ideias, tornou-se não só uma de suas marcas registradas como foi constantemente ouvida e respeitada em todo o mundo.
“Apesar de eu não poder me movimentar e ter que falar através de um computador, em minha mente sou livre.” Stephen Hawking
Fãs lamentaram sua perda na internet:
RIP Stephen Hawking. Não viveu para ver o futuro do qual tanto sabia, e sobre o qual tanto especulava de forma genial. No entanto, certamente moldou o pensar de uma geração de curiosos. Obrigado por influenciar tanta gente a ir além do que se pode ver.
— Lucas Silveira (@lucasfresno) 14 de março de 2018
"Não importa quanto a vida possa ser ruim, sempre existe algo que você pode fazer, e triunfar. Enquanto há vida, há esperança." – Stephen Hawking #RIP
— ᴘᴀᴜʟɪɴʜᴀ (@writerbtsx) 14 de março de 2018
Sabiam que o Stephen Hawking nasceu no dia da morte de Galileu e morreu no dia do aniversário do Einstein?
— gabsad (@xgabffc) 14 de março de 2018
Ninguém merece acordar com a notícia de que Stephen Hawking morreu 😭
— Gabriela de Valnisio (@Gabi_Valnisio) 14 de março de 2018
Notícias relacionadas
Serviço de recolhimento de lixo passa por avaliação em Mato Leitão
Dificuldades na logística dos caminhões pelo Vale do Taquari e problemas com mão de obra estão prejudicando o andamento do trabalho
“Expandir a rede de esgoto é o grande desafio”, assegura novo gestor regional da Corsan
André Finamor relata investimentos feitos em Santa Cruz e meta de ampliação de redes coletoras para esse ano
Brasil registra em 2024 aumento de 79% de áreas queimadas
Superfície atingida é maior que o território da Itália, diz MapBiomas
Enxergue o que as pessoas têm de bom
Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas.