Quanto mais a pessoa envelhece, menos necessidade de dormir ela tem
É difícil encontrar alguém que não goste de dormir, não é mesmo? O ruim é quando o sono não é tranquilo e o excesso de tarefas do dia a dia não permite que as pessoas durmam o tempo desejado, o que pode acarretar algumas consequências negativas ao longo do dia.
Esta é a Semana do Sono e, diante disso, o presidente da Associação Brasileira do Sono, na regional Rio Grande do Sul, Antônio Rocha, reforça a importância das pessoas respeitarem o próprio sono para terem uma melhor qualidade de vida.
Segundo Rocha, cada organismo é diferente e, por isso, cada pessoa tem o seu próprio tempo de sono. Não existe uma regra exata para estipular quantas horas uma pessoa deve dormir, mas se estima que, em média, o tempo de sono ideal para um adulto é de oito horas diárias, mas isso varia muito de uma pessoa para outra.
O que se sabe é que ao longo da vida, quanto mais a pessoa envelhece, menos necessidade de dormir ela tem e, diante disso, explica-se o fato da criança precisar dormir mais.
Contudo, de acordo com o profissional, um sinal de alerta é quando a pessoa dorme uma determinada quantidade de horas e ainda acorda indisposta. Nesse caso, o problema está na qualidade do sono. Diante disso, é preciso descobrir o que contribui para isso ocorrer. O diagnóstico pode ser dado por meio do exame denominado polissonografia. “Nesse exame, o sono é monitorado a noite toda e assim é possível descobrir onde está sendo a falha do sono”.
CONSEQUÊNCIAS
Uma noite mal dormida pode acarretar uma série de problemas à saúde. Entre eles está a irritabilidade, alterações de humor, aumento do risco de ocorrerem os acidentes de trabalho e trânsito, maior probabilidade de se ter ansiedade, depressão, diabetes e acidente vascular cerebral. Além disso, dormir mal aumenta a chance das pessoas sofrerem um infarto e, ainda, pode provocar um aumento de peso.
IMPORTÂNCIA
Segundo Antônio Rocha, o sono prepara o corpo para o dia seguinte: “Vai preparar o sistema biológico e também servir para que o cérebro descanse e se renove para poder ter uma atividade cerebral adequada no dia seguinte”. Ainda acrescenta que dormir também implica em maior disposição e, inclusive, boa memória e concentração.
Por que alguém pode dormir mal?
Os motivos que podem fazer uma pessoa dormir mal estão relacionados, na maioria das vezes, à ansiedade, bem como, apneia do sono, ou seja, as paradas respiratórios ao longo do tempo em que a pessoa dorme.
RENDIMENTO
De acordo com o profissional, é necessário as pessoas aprenderem a respeitar o próprio sono e buscar descobrir qual o período do dia em que conseguem ter um melhor rendimento. “Se a pessoa rende melhor à tarde, ela pode tentar se enquadrar em um trabalho que ela possa trabalhar nesse período. O ideal é buscar adaptar a vida pra isso”, complementa.
DICAS
Confira a seguir as dicas para ter uma boa qualidade de sono:
– REGULE SEU RELÓGIO
Estabeleça horários para deitar e acordar;
– AMBIENTE FAVORÁVEL
Mantenha o quarto confortável, controlando a temperatura, luminosidade e barulho;
– LUZ ARTIFICIAL
Evite o uso de aparelhos eletrônicos (celular, computador e televisão próximo do horário de dormir);
– CAFÉ E ESTIMULANTES
Evite consumir café ou outras bebidas estimulantes à noite;
– BEBIDAS ALCOÓLICAS
Evite bebidas alcoólicas à noite;
– EVITE PROBLEMAS NA HORA DE DORMIR
Não fique pensando em problemas do dia-a-dia e não tente fazer planejamentos no horário de dormir.
Notícias relacionadas
Brasil registra em 2024 aumento de 79% de áreas queimadas
Superfície atingida é maior que o território da Itália, diz MapBiomas
Enxergue o que as pessoas têm de bom
Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas.
Escritório Regional do Sinduscon-RS apresenta demandas ao Executivo Municipal
Foram discutidas as principais demandas do setor da construção civil na região, com foco no desenvolvimento econômico e na eficiência administrativa
Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine
Para receber as ofertas, é necessário atualizar os dados pessoais e profissionais no aplicativo da CTPS