Encontro tem como objetivo conscientizar funcionários, alunos e profissionais da área da saúde
A Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (CCIH) do Hospital Santa Cruz (HSC) oferece uma palestra com o tema Tuberculose, uma realidade perto de nós!. Em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e o Serviço de Educação Permanente (SEP) da Instituição, o encontro tem como objetivo conscientizar funcionários do hospital, alunos, profissionais da área da saúde e demais interessados sobre os riscos da doença e suas formas de contágio.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que ataca principalmente os pulmões, mas também pode afetar ossos, rins e outros órgãos, em casos mais raros. Causada por uma bactéria, o contágio acontece de forma direta, ou seja, por meio da saliva, tosse, espirros etc. Seu principal sintoma é a tosse seca por mais de quatro semanas. O tratamento com antibióticos é 100% eficaz e dura seis meses, sendo fundamental que o paciente não abandone antes do prazo estipulado pelos médicos.
A palestra será realizada na quinta-feira (22), às 16h, no auditório do curso de Medicina do HSC, e será ministrada pelo médico Marcelo Carneiro, coordenador da CCIH, e pela professora Lia Possuello, bioquímica e membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose. As inscrições serão feitas no local.
Notícias relacionadas
Ministério da Saúde intensifica campanha e alerta sobre sintomas de arboviroses
Primeiras semanas de 2025 registram 11 mortes por dengue
ARAUTO REPÓRTER UNISC 22 de Janeiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Com anúncio de novos secretários, Sérgio Moraes consolida maioria na Câmara de Vereadores. ➡️ CORSAN anuncia novo gestor de relações institucionais na Região Central. ➡️ Prefeitura de Santa Cruz realiza vistoria do…
Famílias de baixa renda podem solicitar caixa d´água
Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social e Defesa Civil farão a distribuição conforme critérios do programa
Sergio Moraes quer manter diálogo com o Sindicato dos Professores Municipais
Objetivo é entender demandas da categoria e buscar auxílios necessários