Estudantes terão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia
Neste ano, os candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. Segundo o edital da prova, publicado hoje (21) no Diário Oficial da União, os estudantes terão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia.
Assim como em 2017, neste ano as provas do Enem serão realizadas em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro. A estrutura da prova também não mudou: no primeiro dia serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens e ciências humanas, com duração de cinco horas e meia, e no segundo dia, as provas de ciências da natureza e matemática, com cinco horas de duração.
As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano. A taxa de inscrição foi mantida em R$ 82. O pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio.
Isenções
A solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita entre os dias 2 e 11 de abril. Serão isentos os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Também tem isenção o participante que declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal . Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado.
Os participantes isentos da taxa de inscrição que não compareceram nos dias de prova no Enem do ano passado terão que justificar a ausência por meio de atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência para fazer o Enem 2018 sem pagar a taxa. O prazo para justificar a ausência no Enem do ano passado vai de 2 a 11 de abril.
O participante que não apresentar justificativa de ausência no Enem 2017 ou tiver a justificativa reprovada após o recurso e desejar se inscrever no Enem 2018 deverá pagar o valor da taxa de inscrição.
Notícias relacionadas
Ministério da Saúde intensifica campanha e alerta sobre sintomas de arboviroses
Primeiras semanas de 2025 registram 11 mortes por dengue
ARAUTO REPÓRTER UNISC 22 de Janeiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Com anúncio de novos secretários, Sérgio Moraes consolida maioria na Câmara de Vereadores. ➡️ CORSAN anuncia novo gestor de relações institucionais na Região Central. ➡️ Prefeitura de Santa Cruz realiza vistoria do…
Famílias de baixa renda podem solicitar caixa d´água
Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social e Defesa Civil farão a distribuição conforme critérios do programa
Sergio Moraes quer manter diálogo com o Sindicato dos Professores Municipais
Objetivo é entender demandas da categoria e buscar auxílios necessários