Situação de trecho da ERS-403 causa transtornos para moradores de comunidade
Entre o pó e o barro. É assim que vive uma comunidade, às margens da ERS-403, rodovia que liga Rio Pardo a Cachoeira do Sul. Entre a promessa de asfaltamento e o andamento das obras já se passaram 30 anos. A realidade é bem diferente do que a prometida. Pavimentada apenas do quilômetro 0 ao 18 e do quilômetro 43 ao 62, a estrada é um verdadeiro desafio para moradores e motoristas que passam pelo trecho.
Na localidade de Arroio das Pedras, interior de Rio Pardo, está um dos pontos mais críticos. Com chuva, o problema são os atoleiros e os buracos. Com sol, a poeira. Segundo Júlia Carvalho Paz, uma das moradoras da localidade, em função das chuvas do início da semana, o trecho está intransitável. "É carro, ônibus, caminhões. Todos veículos que passam por aqui correm o risco de ficarem atolados. Na terça-feira foram vários casos. É um descaso muito grande", conta.
Ainda conforme a moradora, a obra na parte da estrada que passa pelo Arroio das Pedras foi retomada há um ano e até o momento não foi concluída. A empresa responsável iniciou a mesma e após abandonou, deixando o trecho em péssimas condições. "É ruim em dia de sol pela poeira, mas em dias de chuva é impossível transitar sem ficar atolado no barro ou até mesmo cair no valão que foi feito do lado da estrada", afirma.
O que diz o Daer
Procurado pela reportagem do Portal Arauto, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) disse, através da assessoria de imprensa, que está buscando a revisão do contrato para a pavimentação do quilômetro 18 ao 24, com a empresa Arcol. Por não conseguir executar o cronograma de trabalhos, por enquanto, são realizados serviços de patrolagem através do contrato de conserva rotineira.
No segmento seguinte, do quilômetro 24 ao 43, a empresa Conpasul está executando obras de pavimentação com recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). No seguinte, do quilômetro 43 ao 62, a rodovia é pavimentada e recebe manutenção através do contrato de conserva rotineira. Ainda conforme órgão, não há uma data prevista para a conclusão das obras nesses locais.
Notícias relacionadas
Corsan trabalha para retomar abastecimento em três bairros de Santa Cruz
Profissionais trabalham em uma rede que se rompeu na Rua Felipe Spies
Mindfulness, para sair do piloto automático
Se você conhece, saiba que as vantagens da prática de mindfulness não se limitam ao universo adulto. A atenção plena ajuda as crianças a exercitarem a empatia, a calma, a controlar as próprias emoções. Ainda, favorece o autoconhecimento e estimula o desenvolvimento emocional.
Por Daiana Theisen
Torcida Organizada – Arauto News – 22/01/2025
Início do Gauchão 2025 é destaque no programa de hoje.
Abastecimento no Bairro Jardim Europa deve ser restabelecido nesta quarta-feira
Rompimento registrado na RSC-287 ocasionou a falta de água para moradores santa-cruzenses