Locais foram equipados com materiais aptos para facilitar o desenvolvimento das diversas áreas do cérebro
A APAE inaugura na próxima quarta-feira (7), às 8h30min, duas salas referente ao projeto “Integração Sensorial e Tecnologia Assistiva: ferramentas para a inclusão social da pessoa com deficiência”. A partir de recursos advindos de edital FECA/ Cedica – Fundo Estadual da Criança e do Adolescente, foram equipadas duas salas com materiais aptos à prática de integração sensorial e comunicação assistiva, facilitando o desenvolvimento das diversas áreas do cérebro, como cognição, linguagem e motora, vinculando a relação entre corpo e mente.
Uma das salas possui equipamentos de integração sensorial que são utilizados por crianças e adolescentes com deficiência intelectual ou múltipla com diferentes diagnósticos e quadros clínicos atendidos na Entidade e que terão a oportunidade de desenvolver suas potencialidades de forma global, superando limitações e obtendo melhor qualidade de vida.
A outra sala visa fomentar o uso da tecnologia tradicional e assistiva para inclusão digital com computadores e acessórios adaptados, tela touch, big mouse, teclados expandido colorido, software especial para linguagem assistiva (Livox), tablet, lousa digital, notebook e projetor. Oportunizando desta forma que a pessoa com deficiência intelectual ou múltipla tenha as suas necessidades supridas através de uma tecnologia adaptada, podendo desenvolver o processo de aprendizagem e expor, de uma forma mais eficaz, suas ideias e sentimentos às outras pessoas.
Para a presidente da Entidade, Miriam Inês Gressler, “a realização de mais esse importante projeto nos deixa muito felizes, principalmente em pode oferecer novas possibilidades de reabilitação e desenvolvimento para todos os atendidos”. O projeto também contou com outros parceiros: Sicredi VRP, IDB Informática, e Citroen.
Entenda:
A integração sensorial é o processo pelo qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do indivíduo no ambiente.
Já a tecnologia assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba acessórios adaptados, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam proporcionar ou ampliar habilidades funcionais das pessoas com deficiência, visando sua autonomia, independência e inclusão social.
Notícias relacionadas

Startups de Santa Cruz ficam entre as vencedoras de prêmio promovido pelo BRDE
No total, foram distribuídos R$ 230 mil para aceleração de negócios gaúchos

Moradores relatam danos causados por obra em condomínio no Bairro Esmeralda
Reunião com o prefeito Sérgio Moraes ocorreu nesta quinta-feira

Prefeitura de Rio Pardo envia oito propostas para o Novo PAC Seleções
O Governo Federal tem 180 dias para analisar os itens

Obras do Viaduto do Arroio Grande bloqueiam trânsito nesta sexta-feira
Prefeitura divulgou rotas alternativas; confira