Geral

Reitora da Unisc recebe título de Cidadã Santa-cruzense

Publicado em: 29 de março de 2018 às 06:30 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 21:00
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Assessoria da Câmara/Jacson Miguel Stülp
    compartilhe essa matéria

    Carmen Lúcia de Lima Helfer foi agraciada com a homenagem na noite desta quarta-feira

    A reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Carmen Lúcia de Lima Helfer, é a mais nova Cidadã Santa-cruzense. A honraria foi entregue na noite desta quarta-feira (28), na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, numa iniciativa do vereador Francisco Carlos Smidt (PTB).

    A professora Carmen Lúcia de Lima Helfer nasceu em Rio Pardo (RS), sendo filha de José Ermindo Helfer e de Iracema de Lima Helfer. Reside em Santa Cruz do Sul desde 1983 e durante este período desenvolve um trabalho na área educacional junto à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

    É formada em Licenciatura em Formação Pedagógica pelo Centro Universitário dos Vales – Universidade do Vale do Taquari (Univates); Graduação em Direito, pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc), hoje Unisc; Especialização em currículo, pela Unisc, e gestão universitária pelo Instituto de Gestão e Liderança Universitária (IGLU); e Mestrado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

    Atuou como professora da Escola Educar-se, de 1984 a 1989; professora universitária na área de Formação de Professores e Gestão da Educação Superior; professora adjunta do Departamento de Educação da Unisc. Exerceu os cargos de Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias, de 2006 a 2013, na Unisc. Foi eleita Reitora da Unisc para o período de 2013 a 2017; e presidente da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc), para o período de 2014 a 2018, sendo a Apesc a entidade mantenedora da Unisc, do Hospital Santa Cruz, da Escola Educar-se e do Centro de Educação Profissional da Unisc – CPRU.

    O vereador Francisco Carlos Smidt (PTB), proponente da homenagem destaca que está muito claro o grande vínculo da professora com o município, não só em termos temporais, mas especialmente pela sua sempre ativa participação junto à Apesc, onde alcançou gradativamente funções de relevância, culminando com a reitoria da instituição.

    “Afora os destacados aspectos profissionais, torna-se indispensável enaltecer os ricos valores pessoais da nossa homenageada, baseadas no senso ético, humanístico e de justiça, obtendo por isto o respeito e a admiração das pessoas que possuem o privilégio de com ela conviver”, observou Carlão.

    Em seu pronunciamento, a reitora da Unisc, Carmen Lucia de Lima Helfer, agradeceu a deferência e destacou sua trajetória e a do seu pai, que nasceu no município. “Perante todos vocês meu coração se alegra por todos os anos de luta, no trabalho pela Educação. Resultado de três décadas e meia neste município, tentado ser uma pessoa realizada e feliz. Tenho um sentimento forte de gratidão. Cidade faz parte do meu cotidiano de infância e adolescência e mantenho uma relação muito forte”, observou. Ela agradeceu aos familiares, professores e  gestores da Universidade pela compreensão ao longo desta caminhada na Unisc e na Apesc.