Região

Corede define cronograma da Consulta Popular de 2018

Publicado em: 04 de abril de 2018 às 13:37 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 08:42
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa do Corede Vale do Rio Pardo
  • compartilhe essa matéria

    Primeira assembleia geral regional do Corede está prevista para o dia 25 de abril, na Unisc

    O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede VRP) fechou o cronograma de atividades para a mobilização dos 23 municípios para o processo da Consulta Popular de 2018. A primeira assembleia geral regional do Corede está prevista para o dia 25 de abril, às 14h, na sala 101 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), quando participam representantes de mais de cem entidades, como prefeitos, presidentes das Câmaras de Vereadores, deputados com domicílio na região, representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento, entre outros.

    Na assembleia, será desencadeado o processo de Consulta Popular na região, bem como, será composta a Comissão Regional, que terá a participação de três representantes do Governo do Estado, três do Corede/VRP e três da sociedade civil. 

    Segundo o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, o processo de mobilização dos municípios é fundamental para que a comunidade possa participar de forma ativa de todo o processo. “Quanto mais nos mobilizarmos dentro dos municípios, maior será a participação dentro das comunidades e, consequentemente, no processo de votação”, explica.

    Ainda estão previstas as Assembleias Públicas Microrregionais, que ocorrem no mês de maio em Santa Cruz do Sul e Sobradinho, no qual ocorre a escolha dos delegados (um para cada 30 participantes) e a escolha dos projetos a serem defendidos. Ainda no final de maio ou no início de junho será realizada a Assembleia Regional Ampliada, com a participação da Comissão Regional, dos delegados e da assembleia do Corede/VRP, quando será definida a cédula de votação.

    VOTAÇÃO

    O processo de votação das prioridades da Consulta Popular 2018 será realizado nos dias 26, 27 e 28 de junho, e poderá ser realizado pelo site www.consultapopular.rs.gov.br; pelo aplicativo Consulta Popular, que pode ser baixado no celular ou tablet; ou ainda pelo celular em forma de mensagem de texto (SMS). Podem votar todas as pessoas que forem eleitores – tiverem um título de eleitor, e poderão votar apenas uma vez, num único projeto. A divulgação dos resultados deve acontecer no mês de julho.

    RECURSOS

    O governo do Estado definiu a liberação de 80 milhões de reais para os projetos da Consulta Popular 2018. Esse valor representa 33% a mais do que no ano passado (60 milhões) e será distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do Estado, de acordo com critérios técnicos, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). O Vale do Rio Pardo vai receber R$ 2,902 milhões no total. Serão destinados para a região quase R$ 1 milhão a mais do no processo realizado em 2017.