Geral

Santa Cruz terá entidade de fiscalização de casas geriátricas

Publicado em: 19 de abril de 2018 às 15:18 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 08:58
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Unerai surge com a intenção de incentivar a qualidade no serviço oferecido aos idosos

    Na semana em que o Ministério Público denunciou irregularidades, cometidas desde 2015, em abrigos de idosos em Cachoeira do Sul, 13 instituições da área se unem, em Santa Cruz do Sul, na criação de uma entidade que visa proteger a terceira idade e fiscalizar estabelecimentos que cuidam de pessoas dessa faixa etária.

    A União das Entidades e Residenciais de Atendimento ao Idoso (Unerai) surge com o propósito de melhorar o atendimento das instituições e a o aprimoramento de profissionais que fazem parte do sistema protetivo consagrado no Estatuto do Idoso. Segundo o advogado Claudio Soares, presidente da Unerai, a entidade tem por objetivo assegurar que instituições atuem com respeito às regras protetivas buscando alcançar o justo equilíbrio entre atendimento social e a viabilidade econômica na prestação de serviços.

    Além disso, a missão, conforme Soares, é unir as instituições a fim de promover a integração entre idosos e seus familiares, auxiliando os órgãos de controle e fiscalização, incentivando a adoção de boas práticas de gestão, qualificando os profissionais que atuam no setor e denunciando irregularidades. A Unerai, conta com 13 estabelecimentos, o que representa mais de mil pessoas, incluindo profissionais da área, idosos, familiares e fornecedores.

    Com sede na Rua Galvão Costa, a entidade terá abrangência local. Mas, a organização pretende ampliar o serviço para a região. O trabalho, segundo Soares, visa fiscalizar o atendimento aos idosos, mas também priorizar a questão humana. “Há o carinho, o cuidado, o respeito e a proteção que também são necessários”, diz Soares. De acordo com ele, a entidade estará apoiando o trabalho do Ministério Público, da Vigilância Sanitária e do Conselho Municipal do Idoso.

    Uma Assembleia Ordinária de Fundação já foi realizada e nela se aprovou o Estatuto, se elegeu a diretoria e os membros das comissões temáticas. O próximo passo será regularizar o registro, além da obtenção de CNPJ e realização de um coquetel de lançamento. Enquanto isso, a equipe inicia o trabalho de divulgação da nova entidade de Santa Cruz do Sul.

    Quer dar dicas para a Unerai?

    Acesse o Facebook e o Instagram da unidade. A organização salienta que toda sugestão, crítica, denúncia e manifestação de apoio pode ser transmitida pelas redes sociais.