Geral

Cultura muda de casa em agosto

Publicado em: 20 de abril de 2018 às 06:28 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 08:58
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Secretaria fica, atualmente, em prédio alugado. Mudança vai gerar economia ao município

    O ginásio do Parque de Eventos vai ganhar mais utilidade. Ele deixará de ser usado apenas para práticas esportivas e pela oficina de artesanato. Isso porque foi assinado nesta semana o contrato que dá início às obras de reestruturação do complexo. Elas começam pela parte dos fundos, que, em pouco mais de três meses, deve passar a abrigar a Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, bem como as atividades por ela realizadas e a Biblioteca Pública Alberto Pasqualini. Mais do que ampliar o espaço disponível à comunidade, a mudança de endereço visa a economia. O prédio sede da Cultura hoje é alugado. São gastos R$ 5,6 mil por mês. Esse dinheiro deixará de sair dos cofres do Município.

    Quem irá executar os trabalhos no ginásio é César Luís Stumm Ltda ME. De acordo com o secretário da pasta, Lucas Dalfrancis, e o prefeito, Guido Hoff, a empresa garantiu a conclusão em 90 dias, se não houver condições desfavoráveis do clima. Além disso, a Secretaria já está empenhada em adquirir os materiais necessários para o funcionamento total lá no ginásio. “Tudo passa por processo licitatório. Então, não posso esperar a obra estar concluída para ver as necessidades”, frisa Dalfrancis, entusiasmado com os avanços no Município.

    O que muda no GInásio?
    As obras serão realizadas nos fundos do ginásio. Ao lado esquerdo de quem entra pela porta principal e cruza a quadra de esportes, serão organizadas as salas de informática, de cinema e de ensaios (coral, música e dança). Elas ganharão o nome de “Laboratório Criativo”. E à direita ficará a parte administrativa da Secretaria (recepção, gabinete, sala dos professores e sala de reuniões), além da biblioteca. O espaço dos livros, no entanto, terá dois acessos. O interno será ao final do corredor que cruza pelas demais salas da Secretaria e o externo, que dará na lateral da Escola João Carlos Rech. A intenção, segundo Dalfrancis, é facilitar a entrada de quem frequenta o local. “Indo para o ginásio, a biblioteca vai praticamente dobrar de tamanho [espaço físico]”, adianta o Secretário.

    Confira a matéria na íntegra na edição do Jornal Arauto desta sexta-feira.