Denominada de "Galope", ferramenta emite documentos para movimentação do animal
A fim de proporcionar agilidade e segurança aos proprietários de equídeos (entre os quais os cavalos), aliado ao uso de novas tecnologias, foi criado o aplicativo para celular “Galope”. O software foi lançado recentemente pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação. Ele faz parte do Plano Agro + RS e tem o intuito de simplificar e facilitar o transporte do animal.
Através do aplicativo, o proprietário de equídeo, após baixar o programa e efetuar o cadastro, vai cadastrar também o seu animal, informando dados como vacinas, exames e resenha. O dono do cavalo deverá comparecer na Inspetoria Veterinária, local para validação, levando consigo os exames e a carteira de vacinação do animal. Então, será gerado o Documento Sanitário do Equídeo (DSE), que deverá ser salvo no celular. A partir daí poderá gerar o Documento de Movimentação de Equídeos Identificados (DMEI), de ida e de volta.
A ferramenta foi criada para agilizar a movimentação dos animais no Rio Grande do Sul, com a emissão de forma mais simples da GTA por meio do celular. O aplicativo pode ser acessado no modo off-line.
O software tem o objetivo de facilitar o transporte dos cavalos e, conforme informações do Governo do Estado, o modelo atual de emissão de GTAs vai continuar sendo utilizado. O técnico agrícola da Inspetoria Veterinária de Vera Cruz, Daniel de Bastos Menezes, frisa sobre a importância do produtor ter salvo ou impresso o DSE, bem como o DMEI para que possam ser apresentados quando solicitados pela fiscalização. “No caso dos equídeos serem transportados por um caminhoneiro, estes documentos devem ser repassados ao motorista, seja o arquivo ou o documento impresso”, sublinha.
Para quem se cadastrou
Em Vera Cruz e em Vale do Sol ainda é tímida a procura de informação para saber como baixar o aplicado e como usá-lo. No entanto, quem se cadastrou elogia a tecnologia. O vera-cruzense Daniel Schroeder, de 38 anos, baixou o aplicativo logo que o lançaram. Porém, usou pela primeira vez a ferramenta neste fim de semana, dias 21 e 22 de abril, quando foi até Cachoeira do Sul em um rodeio e levou dois cavalos. Antes, ele precisou preencher, assinar e entregar o Termo de Compromisso na Inspetoria de Defesa Agropecuária.
Confira a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira, do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas
Rio Grande do Sul tem nove pontos impróprios para banho
Entre os nove locais impróprios, dois pontos aparecem com nível de cianobactérias acima de 50 mil células
Comunidade e autoridades se colocam contra instalação de novo pedágio na RSC-453
Tema foi um dos debatidos em audiência pública realizada na tarde desta sexta-feira
Rádio Revista – Regina Alves Ferreira, Pedagoga
Pedagoga de Santa Cruz é autora do livro infantil O Menino Valente.
Rádio Revista – Gabriela Santos, Cantora
A sexta musical do Rádio Revista nesta sexta-feira contou com a presença da cantora santa-cruzense Gabriela Santos. No papo, a artista contou um pouco da sua história com a música que iniciou ainda na infância e cantou algumas músicas ao…