Salários são os que mais impactam o orçamento
De acordo com dados do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), as instituições de ensino privadas devem reajustar suas mensalidades em 11,5%, em média, no próximo ano. A pesquisa foi realizada com 101 escolas associadas ao Sindicato de todo o Estado, no mês de novembro.
O presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, explica que as mensalidades escolares são fixadas por cada instituição de acordo com sua planilha de custos, investimentos previstos, e avaliação da comunidade em que está inserida. “O SINEPE/RS não tem qualquer ingerência sobre esta decisão, que é da mantenedora de cada escola.”
Outro dado verificado na pesquisa é a perspectiva de crescimento das escolas no próximo ano. Das respondentes, 38,8% estimam crescer até 5% e 36,7% acreditam que devem manter o número de alunos ou registrar queda de até 5%. “As escolas imaginam retomar aquela linha de crescimento do ensino privado dos últimos anos, interrompida no ano passado pela crise que assolou o país e teve reflexo nas instituições de ensino. Essa previsão de crescimento modesto, ou mesmo o não crescimento, é um resultado do que o país vive”, alega Eizerik.
Em relação aos custos, o que mais deve impactar o orçamento das escolas em 2017 é a folha de pagamento, repetindo o que ocorreu neste ano. Ela representa 2/3 do orçamento das instituições. O segundo maior custo será com infraestrutura e, em terceiro, investimentos em tecnologia. “Educação é um serviço, e por isso o gasto com pessoal tende a ser, mesmo, o maior custo. Mas existe a necessidade de fazer investimento constante em infraestrutura e em tecnologia, pois os equipamentos se tornam obsoletos rapidamente.”
Notícias relacionadas

Laboratório Santa Cruz inaugura nova estrutura em Vera Cruz
Unidade fica localizada na Rua Carlos Werner, número 55

Guarda Municipal presta homenagem a agente falecido em cortejo pelas ruas de Santa Cruz
Rubens da Costa Lautert faleceu nesta quinta aos 57 anos

Prefeitura e Brigada Militar intensificam fiscalização contra transporte irregular em Vera Cruz
Operações visam coibir atividades clandestinas, reforçar a segurança dos passageiros e garantir cumprimento da legislação municipal

Rádio Revista – Cláudia Barbian
Quadradinho do Bem: campanha solidária produz cobertores em Santa Cruz.