Pecuarista que descumprir a medida estará sujeito a autuação e multa
A vacinação de bovinos e búfalos contra febre aftosa começa nesta terça-feira (1º), em todos os estados e no Distrito Federal. A exceção é o Amapá, que concentrará a imunização no período de setembro a novembro, e Santa Catarina, onde a doença foi eliminada. De acordo com o Ministério da Agricultura, o pecuarista que descumprir a medida estará sujeito a autuação e multa, cujo valor varia conforme regras de cada unidade da Federação.
Segundo calendário do ministério, enquanto a maioria dos produtores do país ficará responsável por imunizar todo o rebanho bovino e bubalino, os pecuaristas do Acre, Espírito Santo e Paraná deverão vacinar, nessa primeira fase, os animais com idade até 2 anos, estendendo a imunização aos demais somente em novembro.
Em parte dos estados de Roraima, Rondônia, do Pará e Amazonas, o cronograma de vacinação foi iniciado em março e abril. No caso do Amapá, a imunização, programada entre os dias 5 de setembro e 15 de novembro, deverá contemplar bovinos e búfalos de todas as faixas etárias.
Auditores fiscais do ministério acompanham a cobertura vacinal, verificando, a partir de amostras de sangue, se os animais estão sendo realmente imunizados. Além dessa coleta, os fiscais também conferem a declaração de vacinação e a nota fiscal de compra apresentadas pelos produtores.
Em junho do ano passado, o Governo Federal já havia anunciado, com o objetivo de reduzir custos, a retirada do sorotipo C da vacina, após o Centro Americano de Febre Aftosa concluir que essa variedade do vírus não circula mais na América do Sul.
Caso o animal manifeste reações à vacina, como algum tipo de lesão vesicular ou sintomas como salivação excessiva e dificuldade de locomoção envolvendo manquejar do animal, o criador deve acionar imediatamente o serviço veterinário oficial.
Notícias relacionadas
Mais do que boa comida, o Xampu tem muitas histórias para oferecer
De mordomo a ecônomo do Avenida, Márcio Diehl se tornou empreendedor ao consolidar seu restaurante de sucesso
Trabalho de forma integral deve ser retomado em sete meses, avalia CEO da Unicruz Tabaco
Incêndio de grande proporção atingiu a empresa vera-cruzense neste sábado
“Solicitamos apoio de todos que possam estar auxiliando”, pede prefeito de Vera Cruz
Empresa de tabaco, localizada no Distrito Industrial do município, foi atingida por incêndio neste sábado
Motoristas devem evitar trafegar pela RSC-287
Atendimento de incêndio e detonações de rocha exigem atenção