Objetivo é prestar assistência com tratamento antiparasitário
A Administração Municipal está formulando um projeto piloto nomeado como “Projeto Assistencial de Pets Vulneráveis”. O projeto deve ocorrer semestralmente, primeiro nos bairros Brands, Coronel Brito, Battisti e Macedo. Projeto foi proposto pela Secretaria da Saúde e aceito em reunião ocorrida há alguns meses entre a Administração, Vereadores, Secretarias, ONG Amigo Bicho e demais representantes e defensores da causa animal.
O objetivo é prestar assistência com tratamento antiparasitário para cães e gatos destes bairros, prevenindo e controlando vermes, pulgas, carrapatos, piolhos, bernes, bicheira e ácaros de sarnas. Serão oferecidas gratuitamente quatro aplicações por animal, que serão realizadas uma vez por semana. Todos os materiais e medicamentos já foram adquiridos.
Os bairros receberão a equipe da Vigilância Sanitária, do Meio Ambiente e voluntários em suas Associações ou comunidades. O início do projeto ocorre no dia 6 de junho na parte da manhã no bairro Macedo. No mesmo dia, mas na parte da tarde acontece no bairro Brands. Já no dia 7 de junho na parte da manhã será a vez do bairro Battisti, e no período da tarde na Coronel Brito.
Os moradores que, por ventura, não puderem comparecer no dia e turno determinado para o seu bairro, poderão procurar o médico veterinário e coordenador da Vigilância Sanitária, Everton Notti, no dia e turno do outro bairro e será atendido normalmente.
Segundo o coordenador da Vigilância, a proposta é que sejam realizadas as quatro aplicações, uma por semana, para que se consiga controlar todas as pragas. Notti atenta para que no ato da vacinação tenha uma pessoa de maior juntamente do animal para assinar o termo que autoriza a medicação.
O cordenador também destaca que voluntários estudantes dos cursos de medicina veterinária, enfermagem, ou qualquer pessoa que queira ajudar, pode entrar em contato com a vigilância pelo fone 3983-1054 ou no prédio da Secretária da Saúde no terceiro andar.
Inicialmente as ações acontecerão nestes bairros, onde após levantamos realizados por agentes de saúde e equipe da vigilância sanitária, representantes da Amigo Bicho e do Conselho Municipal de Proteção Animal, foi constatado alta incidência destes parasitas entre os animais.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade