Geral

127 vagas supririam a demanda

Publicado em: 07 de dezembro de 2016 às 16:37 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:10
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Arquivo Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Levantamento foi divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado nesta semana e levou em conta dados de 2015

    Na terça-feira, dia 6, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) lançou a nova edição da Radiografia da Educação Infantil no Rio Grande do Sul. O estudo tem como base dados de 2015 e traça um panorama da situação da oferta de vagas na educação infantil pelos municípios gaúchos. No ranking geral, Vera Cruz aparece na 185ª posição. Em relação ao Vale do Rio Pardo, o município está em quarto lugar. O estudo separou em duas faixas etárias: de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos. De acordo com o levantamento, faltam 33 vagas para crianças entre 0 e 3 anos e 94 para 4 e 5 anos para suprir toda a demanda em Vera Cruz. Somando as duas faixas, faltam 127 vagas.

    Das 497 cidades gaúchas, apenas 147 atingiram a meta de atendimento de 50% das crianças de 0 a 3 anos. Vera Cruz não atingiu segundo o estudo. No que tange a faixa etária de 4 a 5 anos, 94 municípios já alcançaram a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação. Aí, Vera Cruz atingiu. De acordo com as coordenadoras pedagógicas de educação infantil da Secretaria de Educação de Vera Cruz, Isabel Cristina Weigel e Tatiane Rauber Waechter, estas 33 vagas para a faixa etária entre 0 e 3 já foram ampliadas em 2016, com abertura de novas turmas.

    Referente a faixa etária de 4 e 5 anos, ao final do ano de 2015 o município se organizou para atender 100% da demanda desta faixa etária. “A Secretaria de Educação ampliou o número de turmas de pré-escola nas escolas da rede municipal para atender esta demanda. Também procuramos divulgar para a comunidade a importância e a responsabilidade de efetuarem a matrícula de seus filhos”, ressaltam.

    Confira a matéria completa na edição impressa do Jornal Arauto desta quinta-feira.