Técnica visa o tratamento do câncer de rim de maneira minimamente invasiva
Um procedimento cirúrgico inédito na cidade e região, para tratamento do câncer de rim, foi realizado no Centro Cirúrgico do Hospital Ana Nery na última semana. Trata-se de uma Nefrectomia Parcial, por via laparoscópica.
Os responsáveis pelo procedimento foram o cirurgião e urologista, Eduardo Bauer Gröhs e o urologista Rodrigo Cattelan Donaduzzi, que fazem parte do corpo clínico do Ana Nery e atuam no Centro de Oncologia Integrado da instituição.
Gröhs explica que a técnica visa o tratamento do câncer de rim de maneira minimamente invasiva, utilizando apenas pequenas incisões. “Através da Nefrectomia Parcial Laparoscópica, conseguimos preservar a parte saudável do rim, retirando apenas o tumor. Desta forma, diminuímos consideravelmente as chances do paciente apresentar insuficiência renal e oferecemos ao paciente uma forma segura e eficaz para retirada do tumor”, complementa.
A Nefrectomia Parcial Laparoscópica surge como opção menos invasiva de tratamento para câncer renal. “Diferente da Nefrectomia Radical, quando ocorre a retirada do rim, da glândula adrenal, seus revestimentos e os linfonodos regionais, a Parcial preserva grande parte do órgão e tecidos adjacentes, permitindo ao paciente menos tempo de internação, menos dor no pós-operatório e retorno precoce do paciente as suas atividades rotineiras”, explica Donaduzzi.
A técnica tem sido eficiente principalmente em tumores menores que 4 cm, mas não exclui a possibilidade de ser utilizada em tumores maiores – desde que o procedimento seja compatível com o formato do tumor. “Ao optarmos por determinado procedimento, seja ele cirúrgico ou medicamentoso, sempre analisamos o histórico do paciente e evolução da doença, para que possamos optar pela técnica mais eficaz e adequada para cada caso”, justifica Gröhs.
Apesar da Nefrectomia Parcial por via laparoscópica já ter sido realizado pela equipe anteriormente, fora de Santa Cruz do Sul, ainda não havia na cidade disponibilidade de algumas pinças especiais, necessárias durante a cirurgia por vídeo. O empréstimo delas, por uma empresa parceira, permitiu sua realização. “Antes de conseguirmos o material, o procedimento vinha sendo realizado por incisões tradicionais, com corte. Agora, temos a opção de oferecer o tratamento por vídeo”, destaca Donaduzzi.
Nos últimos anos, Dr. Eduardo e Dr. Rodrigo têm realizado, no Hospital Ana Nery, outros procedimentos urológicos avançados por videolaparoscopia entre eles, Nefrectomia Radical (retirada completa do rim), Pieloplastia (correção de estreitamentos do ureter), tratamentos de cálculos complexos, entre outras. A Nefrectomia Parcial, no entanto, por apresentar grande potencial de sangramento, tem maior grau de complexidade, exigindo assim maior número de recursos para ser realizada.
Notícias relacionadas
Candidatos podem se inscrever na lista de espera do Sisu até esta sexta
Sistema reúne a vagas ofertadas por instituições públicas de todo país
Projeto de ponte entre Candelária e Vale do Sol avança
Desmontagem e transporte da estrutura da travessia devem começar em breve
“Verificamos uma estrutura frágil”, diz novo coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz
Coronel Cesar Eduardo Bonfanti assumiu o órgão nesta semana
Valor para tirar ou renovar a CNH sobe a partir deste sábado; confira
Reajuste também se aplica a outros serviços prestados pelo Departamento de Trânsito