Presidente da AL está atuando como governador em exercício
Governador em exercício do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, Marlon Santos (PDT), revogou integralmente nesta segunda-feira (24) decreto assinado em 2016 pelo governador José Ivo Sartori que restringia a venda de produtos a granel nos supermercados e em pequenos empreendimentos. Para o deputado, o decreto prejudicava também os pequenos agricultores que vendiam à beira da estrada produtos feitos artesanalmente, como salame, queijo e outros embutidos.
A regra foi assinada em 2016 e passou a valer em 2018, aumentando as exigências sanitárias para a comercialização dos produtos. Entre elas, climatização específica de locais e fatiamento na frente do cliente para determinada categoria de alvará. Como as regras ficaram mais restritas e o custo mais alto para adequação, supermercados e outros tipos de empreendimentos preferiram não fatiar e manipular seus produtos, favorecendo a venda de embutidos e carnes embalados a vácuo e em ambientes controlados.
Marlon afirmou que o decreto não é necessário, já que existem outras leis sanitárias e de proteção ao consumidor que proíbem a venda de produtos estragados e não disponíveis para a venda.
Notícias relacionadas

Venâncio Aires busca novos recursos para desassoreamento e recuperação de vias em reunião na Sedur
Secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcelo Caumo, recebeu os representantes da Capital do Chimarrão

PEC do fim da reeleição para chefes do Executivo avança no Senado; entenda
Medida vale a partir de 2034, amplia mandatos e unifica eleições

Comissão da Câmara aprova porte de arma para oficiais de justiça
Agentes socioeducativos também estão previstos no projeto de lei

Câmara de Vereadores aprova 11 projetos na sessão ordinária
Reunião foi conduzida pelo vice-presidente Serginho Moraes (PL), em substituição à presidente Nicole Weber, que está em Brasília