O edital de chamamento público estará disponível a partir desta segunda
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul está abrindo inscrições para agricultores familiares interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que visa a oferta de gêneros alimentícios à população em situação de insegurança alimentar. O edital de chamamento público estará disponível a partir desta segunda-feira no site oficial do município.
Para participar do programa o interessado necessita comprovar ser agricultor familiar através da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) e poderá fornecer até R$ 6,5 mil ao ano. Em 2017, o governo federal aprovou a liberação de R$ 105 mil para Santa Cruz do Sul com a obrigatoriedade de se trabalhar com, no mínimo, 17 produtores.
Não há limite para o número de produtores habilitados, desde que eles estejam em dia com os débitos municipais, conforme explica um dos coordenadores do programa pela Secretaria Municipal de Agricultura (SMA), o técnico agrícola Moisés Mora. “O objetivo do programa é justamente o de incentivar e promover o desenvolvimento da agricultura familiar”, disse. Ele ressalta que a maioria são produtores de fumo que têm interesse em diversificar a atividade agrícola, mas dependem de assistência para a produção de alimentos.
No último ano o PAA atendeu, com a aquisição de hortifrutigranjeiros e produtos de agroindústrias, cinco cozinhas comunitárias, 13 Centros de Convivência, três CAPS e quatro abrigos municipais. Diariamente são elaboradas cerca de 2,5 mil refeições para suprir a necessidades da população em situação de vulnerabilidade social.
Para a nutricionista da Secretaria Municipal de Políticas Públicas, Giovana Bittencourt, como o programa dispensa licitação, é possível oferecer alimentos próprios da época e também mais frescos porque não há necessidade de serem transportados por longas distâncias, uma vez que são adquiridos dentro do município. “A gente consegue diversificar mais o cardápio quando os produtos vêm direto da agricultura familiar. Tem mais variedade, tem repolho, moranga, cenoura. A gente percebe, por exemplo, que a laranja é mais doce e melhor”, observou.
Para efetuar as inscrições, os agricultores devem comparecer na Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) entre os dias 11 e 22 deste mês, no horário das 7h45 às 11h45 e das 13h30 às 17h30. O endereço é Rua Tenente Coronel Brito, 176 – Centro. É necessário levar cópias de inscrição no Cadastro de Pessoa Física, RG, cópia o extrato da DAP e inscrição estadual de produtor rural.
Notícias relacionadas
Inspeção de saúde para jovens de 2006 será em fevereiro
Quanto ao alistamento dos jovens nascidos em 2007, o período segue até o dia 30 de junho
Agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul atenderá em novo endereço
Serviço organiza últimos detalhes burocráticos para assinar contrato de locação
Abastecimento de água deve ser normalizado neste sábado em Venâncio Aires
Três bairros tiveram problemas em decorrência do rompimento de uma rede
Prefeitura de Mato Leitão busca adesão a programa federal de iluminação pública
Um estudo sobre a situação municipal será realizado e tem prazo de 60 dias para conclusão