Finalidade é realizar a imobilização do punho de pacientes que necessitam de realinhamento do membro
O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (NITT/Unisc) encaminhou um novo pedido de registro de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), referente à criação de um dispositivo de contenção para articulação do punho e seu respectivo processo de fabricação. A invenção foi idealizada pelo professor do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, Eliezer Henker, e pelo engenheiro mecânico e técnico dos laboratórios de Engenharia de Produção, Cássio Denis de Oliveira.
O produto, originado durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Oliveira, se refere a uma órtese de punho ajustável, fabricada através do processo de prototipagem rápida, com a finalidade de realizar a imobilização do punho de pacientes que necessitam de realinhamento do membro e de correções de deformidades, ou que sofrem de movimentos involuntários. Para isso, é proposto um equipamento confortável desenvolvido para permitir o ajuste da órtese ao paciente.
Segundo os autores, as tecnologias anteriormente conhecidas são, geralmente, confeccionadas em alumínio e não atendem de forma adequada aos parâmetros anatômicos avançados. Além disso, as peças não possuem possibilidade de ajuste, obrigando os usuários, especialmente crianças, a realizarem a substituição do equipamento conforme o seu crescimento. Assim, a invenção de Henker e Oliveira é formada por quatro peças principais: bracelete, tampa de fixação, haste de regulagem e haste de fixação, as quais proporcionam ao usuário mais conforto e praticidade.
“Conhecer a realidade das pessoas que buscam assistência na Clínica de Fisioterapia da Unisc e poder ajudá-las é o que tornou o trabalho gratificante. Além da órtese como resultado, conseguimos criar rotinas e métodos para o Laboratório de Desenvolvimento de Produtos da universidade, que podem atender a diferentes demandas que envolvem a prototipagem”, comenta Henker. Conforme Oliveira, a integração da clínica com o laboratório possibilitou a criação do dispositivo. “O projeto de engenharia foi baseado, principalmente, nas necessidades que a órtese deveria atender, nos processos de fabricação disponíveis na Unisc e na bibliografia referente ao desenvolvimento de produtos”, conta.
Notícias relacionadas
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos
História das Famílias – Família Bündchen
A Família Bündchen, originária da Prússia, imigrou para o Brasil em 1854. Heinrich Bündchen fixou-se em Picada Café, RS, onde faleceu em 1893, deixando vasta descendência.