A obrigatoriedade está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE)
As férias escolares estão apenas começando, mas pais e responsáveis devem ficar atentos ao período de inscrições e matrículas na rede municipal de educação. Crianças a partir dos 4 anos de idade também devem frequentar a escola. A obrigatoriedade está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) e Santa Cruz do Sul, desde o ano passado, já atende a meta em sua totalidade.
Conforme a secretária municipal de Educação e Cultura, Jaqueline Marques, a rede municipal foi readequada para receber a demanda de alunos dessa faixa etária, na chamada pré-escola, tanto em Emeis como em Emefs. Nas escolas Harmonia e Imaculada Conceição turmas foram abertas, bem como na escola estadual Felipe Jacobs, do bairro Aliança, que cedeu uma sala para receber uma turma. A ampliação de vagas ocorreu também por meio de parcerias com outras 11 escolas de educação infantil conveniadas com o município.
Segundo dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em 2015 o município já atendia 94,82% da demanda, apontando a necessidade de aumentar 98 vagas. Essas foram ampliadas em 2016, atingindo a meta prevista para 2018. “Atendemos cem por cento da demanda manifesta das crianças de 4 e 5 anos, alcançando a meta dois anos antes do prazo final previsto na lei”, comemora Jaqueline. Em 2016 o contingente de crianças em sala de aula nessa faixa etária era de 1725 alunos. Este ano o número deve aumentar um pouco mais.
A carga horária para esses alunos é a mesma exigida para o ensino fundamental e médio, de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional. A frequência mínima é de 60% do total de horas. “A educação infantil é a primeira e uma das mais importantes etapas da educação. Esse período dentro da escola é fundamental no processo de desenvolvimento da criança na primeira infância e nosso foco é estimulá-las a brincar, interagir e experienciar, para que estabeleçam relações pessoais e afetivas, construindo os alicerces que nortearão a vida adulta”, observou a secretária.
Inscrições
Para efetuar as inscrições, pais e/ou responsáveis de crianças que completam 4 anos até o dia 31 de março devem procurar a escola mais próxima da sua residência. Nas Emefs as inscrições permanecem abertas, no horário das 8h à 11h45min. Já nas Emeis deverão ser efetuadas até o dia 13 de janeiro, porque após essa data as escolas entrarão em férias coletivas.
O ano letivo na rede municipal de educação está previsto para começar em 20 de fevereiro. Antes disso, no dia 15, ocorrerá a Jornada Pedagógica promovida pela Smec. Já nos dias 16 e 17 serão realizadas as jornadas educacionais internas, visando a organização do ano letivo.
Aprovada em 2014 pela Lei Federal 13.005, o PNE tem como meta número um, universalizar a educação infantil na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças até 3 anos. Diante da obrigatoriedade da matrícula de crianças de 4 e 5 anos, os pais que não o fizerem poderão responder judicialmente pelo descumprimento da lei.
Notícias relacionadas
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos
História das Famílias – Família Bündchen
A Família Bündchen, originária da Prússia, imigrou para o Brasil em 1854. Heinrich Bündchen fixou-se em Picada Café, RS, onde faleceu em 1893, deixando vasta descendência.