Profissional vai participar dos eventos de caráter público do município
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul dá um importante passo nas questões de acessibilidade para atender pessoas com deficiência auditiva. Tomou posse, na manhã desta quinta-feira (5), a primeira intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do município. A partir de agora, eventos de caráter público, como inaugurações, seminários, cursos e reuniões passarão a contar com mais essa ferramenta de comunicação.
Com carga horária de 40 horas, a nova servidora, Francine Beatriz da Silva, estará lotada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), porém seu campo de atuação se estenderá a todas as áreas da Administração Municipal. Dentre outras atividades que ela desempenhará, estão o atendimento educacional especializado em escolas de educação infantil (Emeis) e de ensino fundamental (Emefs), para estudantes com surdez, e o desenvolvimento de projetos para atender a demanda desta parcela da população.
Com atuação na área desde 2004, Francine já desenvolveu trabalhos em instituições religiosas, beneficentes e entidades privadas. No serviço público será a primeira vez que assume um cargo. A categoria funcional Intérprete de Libras foi incluída na Administração Municipal pela Lei Complementar nº 527, de 28 de dezembro de 2011. Já o concurso público para provimento do cargofoi realizado em 2012 e uma das exigências previstas no edital era possuir Certificado de Proficiência em Libras, expedido mediante exame específico realizado pelo Ministério da Educação (MEC).
Para o secretário municipal de Administração, Edemilson Severo, que assinou o Termo de Posseesta manhã, o ineditismo do cargo na Prefeitura de Santa Cruz pode ser encarado como um desafio.Ele acredita que a Administração Municipal terá um ganho com a atividade e que o quadro de servidores será enriquecido. “Quero chamar a atenção para três questões. Primeiro que com esta nomeação estamos cumprindo a legislação no que diz respeito à acessibilidade, segundo a importância da atividade que será desempenhada pela servidora e, terceiro, que passaremos a contar com uma profissional qualificada, que além de exercer suas atribuições irá auxiliar no desenvolvimento de projetos que beneficiarão todas as áreas da Administração, em especial a educação, a comunicação e o turismo”, disse.
Também estiveram presentes no ato de assinatura, a secretária municipal de Educação e Cultura, Jaqueline Marques, a chefe de Departamento, Juliana Bach e a chefe de Recrutamento e RecursosHumanos, Juliana Panke.
Notícias relacionadas
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos