A mudança foi aprovada pelo comitê em uma votação realizada na sede da entidade
O Conselho da Fifa (Federação Internacional de Futebol) decidiu nesta terça-feira (10), em Zurique, na Suíça, que a Copa do Mundo terá seu número de participantes ampliado de 32 para 48 a partir da edição de 2026, ainda sem sede definida.
A mudança foi aprovada pelo comitê em uma votação realizada na sede da entidade, um dia após a premiação que consagrou Cristiano Ronaldo como melhor jogador do planeta em 2016.
A ampliação era uma promessa do presidente da Fifa, Gianni Infantino. Segundo o cartola, há um apoio "unânime" para inflar a Copa do Mundo, que desde 1998 é disputada por 32 equipes.
Como fica
A partir de 2026, o torneio terá o formato de 16 grupos com três equipes cada, provavelmente com as duas melhores avançando para o mata-mata (jogos eliminatórios). Os 32 classificados então viram 16, que se enfrentam em oitavas de final e assim por diante. Com esse modelo, serão 80 partidas, 25% a mais que as atuais 64.
No novo formato, serão quatro jogos por dia nos primeiros 15 dias de Copa (60 no total), e a primeira pausa será apenas no 21º dia de competição. No atual, são disputadas 25 partidas no mesmo período de 15 dias e então há a primeira pausa.
Notícias relacionadas

Saraiva é campeão da Taça Benno Bernardo Kist
Equipe venceu o São José por 2 a 1 neste sábado

Judocas de Vera Cruz se destacam no Campeonato Estadual em Caxias do Sul
Atletas conquistaram importantes resultados em competição que reuniu mais de 700 atletas neste sábado

Grêmio abre placar, mas cede o empate para o Bragantino
Gols de ambas as equipes aconteceram no fim da partida; na terça, Tricolor enfrenta Godoy Cruz pela Sul-Americana

Santa Cruz Futsal joga por vaga na final da Taça Farroupilha neste sábado no Arnão
Equipe santa-cruzense precisa reverter o 5x2 sofrido no jogo de ida contra a Alaf