São aguardados mais de 600 participantes, entre representantes do poder público municipal, grupos e clubes de terceira idade
Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação. Esse é o tema que vai nortear os trabalhos durante a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada nesta quarta-feira (4), das 8h às 17h, no auditório central da Unisc. São aguardados mais de 600 participantes, entre representantes do poder público municipal, grupos e clubes de terceira idade, universitários, gestores e comunidade em geral.
Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, a conferência é aberta ao público e para participar é necessário efetuar inscrição prévia, pelo link. Também será permitida a entrada caso a pessoa não tenha feito inscrição, desde que haja lugar no auditório.
Nesta edição serão trabalhados quatro diferentes eixos: I) Financiamento para ampliação e garantia dos direitos sociais; II) Fortalecimento de políticas para proteção à vida, à saúde e para acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; III) Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar de pessoas idosas; e IV) Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices.
Na parte da manhã, antes do início dos trabalhos, haverá credenciamento, benção ecumênica, apresentação artística, cerimônia de abertura com pronunciamento de autoridades e leitura e aprovação do regimento interno. Após serão realizados dois painéis seguidos de debates e espaço para perguntas da plateia. O primeiro painel será sobre o tema central da conferência, com a vice-presidente do Conselho da Pessoa Idosa do RS, Cátia Siqueira, e o segundo, sobre envelhecimento humano, com a coordenadora do mestrado profissional em Psicologia da Unisc, Virgínia Coutinho Areosa.
Já à tarde serão distribuídos por salas, os grupos para discussão dos eixos temáticos, haverá plenária final com votação das deliberações, eleição de delegados para a Conferência Estadual e encerramento do evento com apresentação artística do coro da Unisc.
A organização informa que, nesta edição, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) estará com equipe de vacinação no local e também a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão estará com a equipe do CadÚnico para atualizações e novos cadastros. Também haverá lanches e sorteio de brindes.
Programação:
8h – Credenciamento
8h30 – Bênção Ecumênica
8h45 – Apresentação artística com o grupo de dança Amor à Vida da Comunidade Bom Pastor
9h – Mesa de abertura com fala de autoridades
9h45 – Leitura e aprovação do Regimento interno da 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Cruz do Sul
10h – Painel sobre o tema da 7ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, com Cátia Siqueira – coordenadora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa do RS e vice-presidente do Conselho da Pessoa Idosa do RS
10h45- Painel sobre área do envelhecimento humano, com Silvia Virgínia Coutinho Areosa – professora, psicóloga, doutora em Serviço Social, coordenadora do mestrado profissional em Psicologia UNISC, com pesquisas na área do envelhecimento humano
11h30 – Espaço para perguntas e debates da plenária
12h – Intervalo
13h – Distribuição dos grupos por eixos nas salas de apoio
15h30 – Plenária final com votação das deliberações
15h45 – Eleição dos delegados
16h – Apresentação artística com o Coro da Universidade de Santa Cruz do Sul
17h – Encerramento
Notícias relacionadas

Içamento de vigas em viaduto da RSC-287 é concluído em Santa Cruz
Com a instalação, a alça de acesso/retorno à BR-471 passa a ter limitação de altura máxima para veículos; confira

Vacinação neste sábado na Praça Getúlio Vargas oferece proteção contra gripe, HPV e meningite
Secretaria de Saúde realiza ação especial das 9h às 17h com foco na prevenção durante o inverno

Qualidade Veículos aposta na expansão e amplia portfólio com motocicletas em Santa Cruz
Empreendimento está localizado na Rua 28 de Setembro, nº 1369

Quem será a campeã da Gincana de Vera Cruz? Vote na enquete do Portal Arauto
Largados, Kabonghi, Selvagens, Tigers ou Xiruz disputam o título