Iniciativa do vereador Edson Sortica inclui cercamento eletrônico e visa fortalecer o combate à criminalidade nas localidades rurais
Com o objetivo de reforçar a segurança nas localidades rurais, o prefeito de Santa Cruz, Sérgio Moraes (PL), sancionou a lei que institui o Programa de Monitoramento e Cercamento Eletrônico por Câmeras de Segurança no município. A proposta, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, foi apresentada pelo vereador Edson Sortica (PL), buscando combater a criminalidade e proporcionar mais tranquilidade aos moradores e empreendedores do interior.
O programa prevê a instalação de câmeras em pontos estratégicos definidos a partir de estudos técnicos, com apoio da Secretaria de Segurança e dos órgãos de segurança pública. As imagens serão utilizadas exclusivamente para investigação criminal, segurança pública e instrução processual.
Uma emenda ao projeto também amplia sua abrangência com o cercamento eletrônico das áreas rurais. Os equipamentos serão instalados nas entradas e saídas das localidades, monitorando a movimentação de veículos e pessoas. A tecnologia permitirá identificar atividades suspeitas e agilizar a resposta das forças de segurança. “As localidades mais distantes sofrem com a falta de policiamento. A segurança pública chega mais longe com inteligência”, destacou Sortica na data da aprovação do projeto.
Em Santa Cruz, a implementação do programa será liderada pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana e, segundo Sortica, a expectativa é de que a medida represente um avanço significativo na proteção das comunidades rurais.
Notícias relacionadas

Sinimbu garante R$ 500 mil para reforçar saúde básica do município
Recurso foi adquirido via emenda parlamentar do deputado federal Heitor Schuch

Setor cultural de Santa Cruz cobra diálogo sobre “Lei do Galpão”
Setor entende que outras manifestações culturais, como o carnaval, não foram devidamente ouvidas

Prefeitura de Candelária negocia compra do complexo da Ulbra
Administração já ocupa o espaço por meio de aluguel

Projeto sobre cargos públicos gera debate entre vereadores sobre exigência de qualificação em Santa Cruz
Função de subsecretário, com salário acima de R$ 12 mil, exige apenas idade mínima de 18 anos, sem qualquer formação