CAVALO DE TROIA

Cinco são presos em operação conjunta da Polícia Civil e Brigada Militar em Vera Cruz

Publicado em: 27 de maio de 2025 às 08:12 Atualizado em: 27 de maio de 2025 às 15:26
  • Por
    Cristiano Silva
  • Foto: Cristiano Silva/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Ofensiva mirou grupo criminoso que utilizava complexo residencial para comercializar entorpecentes; drogas e veículos foram apreendidos

    Foto: Cristiano Silva/Grupo Arauto

    A movimentação de viaturas chamou a atenção de moradores de Vera Cruz na manhã desta terça-feira (27). Logo às 6h, a Polícia Civil e a Brigada Militar deflagraram a chamada Operação Cavalo de Troia, de combate ao tráfico de drogas. A ofensiva conjunta mirou um grupo criminoso responsável pelo comércio de entorpecentes em um complexo residencial localizado no Bairro Cipriano de Oliveira.

    Cinco pessoas foram presas, entre elas o líder do bando, um homem de 25 anos. O carro dele, um Hyundai Sonata preto, avaliado em R$ 70 mil, foi apreendido, assim como uma moto utilizada no tráfico. A companheira do acusado, de 23 anos, também foi detida. Ainda foram capturados outros dois subordinados, um de 30 anos, no Centro, e outro 40, no Bairro Cipriano de Oliveira. Este último é egresso do sistema penitenciário, monitorado por tornozeleira eletrônica. O quinto detido, de 22 anos, foi em flagrante, no Bairro Leopoldina, em virtude de 470 gramas de cocaína apreendidas com ele.

    Foto: Cristiano Silva/Grupo Arauto

    Segundo as investigações coordenadas pela delegada Lisandra de Castro de Carvalho, o chefe utilizava como base o conjunto de seis residências alugadas para receber quantidades de drogas, fazer o fracionamento e vender os entorpecentes a usuários no local e também por telentrega. Na apuração, a companheira dele se mostrou como peça fundamental no esquema. É a conta dela que era utilizada para receber os pagamentos das drogas via Pix de usuários. Nas investigações, foram juntados pelo menos 15 comprovantes. O casal é conhecido no meio policial, já tendo sido investigado pela Polícia Civil de Santa Cruz do Sul devido a suas relações com o narcotráfico. Ambos figuram como adolescentes infratores por tráfico de drogas em ocorrência registrada em 2018.

    12 ordens judiciais

    Foto: Cristiano Silva/Grupo Arauto

    Ao todo, foram cumpridas 12 ordens judiciais na operação desta terça, sendo quatro de prisão preventiva e oito de busca e apreensão. Os mandados solicitados pela delegada Lisandra de Castro de Carvalho tiveram parecer favorável da promotora Maria Fernanda Cassol Moreira e foram autorizados pela juíza Fernanda Rezende Spenner. Cerca de 20 policiais participaram da operação.

    Além de agentes da Delegacia de Polícia (DP) de Vera Cruz, a ofensiva contou com o apoio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Santa Cruz, Brigada Militar, Comando Rodoviário da Brigada Militar e Canil da Polícia Penal. Após registro das prisões na DP de Vera Cruz, os quatro homens presos foram conduzidos ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, enquanto a mulher foi encaminhada ao Presídio Estadual Feminino de Rio Pardo. Eles vão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os nomes deles foram mantidos em sigilo pelas autoridades policiais.

    Leia também