Ofensiva mirou grupo criminoso que utilizava complexo residencial para comercializar entorpecentes; drogas e veículos foram apreendidos

Foto: Cristiano Silva/Grupo Arauto
A movimentação de viaturas chamou a atenção de moradores de Vera Cruz na manhã desta terça-feira (27). Logo às 6h, a Polícia Civil e a Brigada Militar deflagraram a chamada Operação Cavalo de Troia, de combate ao tráfico de drogas. A ofensiva conjunta mirou um grupo criminoso responsável pelo comércio de entorpecentes em um complexo residencial localizado no Bairro Cipriano de Oliveira.
Cinco pessoas foram presas, entre elas o líder do bando, um homem de 25 anos. O carro dele, um Hyundai Sonata preto, avaliado em R$ 70 mil, foi apreendido, assim como uma moto utilizada no tráfico. A companheira do acusado, de 23 anos, também foi detida. Ainda foram capturados outros dois subordinados, um de 30 anos, no Centro, e outro 40, no Bairro Cipriano de Oliveira. Este último é egresso do sistema penitenciário, monitorado por tornozeleira eletrônica. O quinto detido, de 22 anos, foi em flagrante, no Bairro Leopoldina, em virtude de 470 gramas de cocaína apreendidas com ele.

Foto: Cristiano Silva/Grupo Arauto
Segundo as investigações coordenadas pela delegada Lisandra de Castro de Carvalho, o chefe utilizava como base o conjunto de seis residências alugadas para receber quantidades de drogas, fazer o fracionamento e vender os entorpecentes a usuários no local e também por telentrega. Na apuração, a companheira dele se mostrou como peça fundamental no esquema. É a conta dela que era utilizada para receber os pagamentos das drogas via Pix de usuários. Nas investigações, foram juntados pelo menos 15 comprovantes. O casal é conhecido no meio policial, já tendo sido investigado pela Polícia Civil de Santa Cruz do Sul devido a suas relações com o narcotráfico. Ambos figuram como adolescentes infratores por tráfico de drogas em ocorrência registrada em 2018.
12 ordens judiciais

Foto: Cristiano Silva/Grupo Arauto
Ao todo, foram cumpridas 12 ordens judiciais na operação desta terça, sendo quatro de prisão preventiva e oito de busca e apreensão. Os mandados solicitados pela delegada Lisandra de Castro de Carvalho tiveram parecer favorável da promotora Maria Fernanda Cassol Moreira e foram autorizados pela juíza Fernanda Rezende Spenner. Cerca de 20 policiais participaram da operação.
Além de agentes da Delegacia de Polícia (DP) de Vera Cruz, a ofensiva contou com o apoio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Santa Cruz, Brigada Militar, Comando Rodoviário da Brigada Militar e Canil da Polícia Penal. Após registro das prisões na DP de Vera Cruz, os quatro homens presos foram conduzidos ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, enquanto a mulher foi encaminhada ao Presídio Estadual Feminino de Rio Pardo. Eles vão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os nomes deles foram mantidos em sigilo pelas autoridades policiais.
Leia também
Notícias relacionadas

Polícia Civil prende dois homens por tráfico em operação em Venâncio Aires
Um dos detidos era foragido da Justiça e já havia sido alvo de outra ação na última sexta-feira

Agricultor é absolvido de manter casal em condição análoga à escravidão
Processo contra Sérgio Volnei Dorr transitou em julgado; em 2020 ele chegou a ser preso em Venâncio Aires

Polícia Civil de Arroio do Tigre apreende veículo envolvido em atropelamento
Acidente vitimou dois homens no último domingo

PF deflagra operação contra investigados por assalto ao aeroporto de Caxias
Ofensiva conta com apoio da Brigada Militar e Polícia Penal do Rio Grande do Sul; 47 ordens judiciais foram cumpridas