Objetivo da Administração Municipal é proporcionar mais agilidade aos processos internos
O Aprova Digital, plataforma online disponibilizada pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, está ampliando ainda mais o leque de serviços disponíveis para os usuários, agilizando ainda mais os prazos para atendimento das demandas. Em breve, a Secretaria de Planejamento e Mobilidade implementará duas novas funcionalidades ao sistema, uma relativa ao pagamento de tributos municipais, e outra com relação ao uso da Inteligência Artificial (IA).
Para o pagamento de tributos municipais, no Aprova Digital, será executado através de cartão de crédito (Aprova Pay), proporcionando ao contribuinte mais uma forma de pagar as guias de arrecadação municipal e contribuindo para a celeridade de recebimento de taxas. Tal funcionalidade ganhará maior significado, diz o secretário Vanir Ramos de Azevedo, quando se destaca a possibilidade não só do pagamento ser via cartão de crédito/débito, mas do seu parcelamento, proporcionando ao pagador mais comodidade e agilidade.
Segundo o titular da pasta, os pagamentos realizados por meio de cartões de crédito poderão ser parcelados, voluntariamente, cujos custos financeiros correrão por conta do contribuinte, que poderá comparar a vantajosidade entre as diversas modalidades disponíveis, com liberdade de escolha. “Essa ferramenta estimula o ingresso antecipado de recursos nos cofres públicos, revertendo-se em mais previsibilidade, melhor gerenciamento e maior eficiência na gestão financeira”, explicou Azevedo.
Já no uso da Inteligência Artificial (IA), no Aprova Digital ela poderá otimizar a análise e a validação de documentos, bem como a extração automatizada de dados, proporcionando ganhos significativos na eficiência dos processos, reduzindo erros, acelerando a tomada de decisões e aprimorando a experiência dos usuários.
O sistema, ainda, fará a verificação dos documentos anexados nos processos digitais, mitigando a inserção de documentos incorretos; empregará a Inteligência Artificial para identificar o tipo de documento anexado, extraindo informações disponíveis e convertendo-as em texto, como por exemplo, nome, número do CPF e data de nascimento (quando aplicáveis ao documento). “Após a extração e validação, os dados serão inseridos automaticamente nos campos indicados nos formulários, promovendo precisão, agilidade e redução de falhas”, salientou o secretário.
Conforme a responsável pela Divisão de Análise de Projetos, Vivian Parnow, essas duas novas funcionalidades trarão muitos benefícios na tramitação dos processos digitais. “A utilização da Inteligência Artificial vai facilitar o preenchimento dos formulários por parte dos contribuintes, tornando mais ágil e rápida a criação de um processo, pois algumas informações já serão extraídas automaticamente dos documentos anexados. E a possibilidade de utilizar cartão de crédito é mais uma opção que o contribuinte terá à sua disposição para efetuar o pagamento das taxas, podendo inclusive escolher parcelar esse pagamento”, frisou Vivian. Ainda segundo ela, a IA vai começar a ser implementada na solicitação de Aprovação de Demolição e Tapume, e depois nos demais processos.
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