Além da chuva e do vento, o frio deve avançar com força
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para uma semana de tempo instável em todo o Estado, com risco de temporais, ventos fortes e queda nas temperaturas. Na Região dos Vales, a combinação entre um sistema de baixa pressão e umidade vinda do Norte do país já provoca chuva moderada a forte nesta segunda-feira (26), com previsão de volumes entre 20 e 50 milímetros por dia, além da possibilidade de raios e granizo.
Na terça-feira (27), a chegada de uma frente fria intensifica os temporais e os ventos, que podem variar entre 50 e 80 km/h. A instabilidade permanece até quinta-feira (29), com a atuação de um ciclone extratropical no oceano. Os volumes de chuva devem se manter entre 20 e 40 mm/dia na região, e os ventos podem atingir até 90 km/h em pontos isolados.
Além da chuva e dos ventos, o frio deve avançar com força. As mínimas devem ficar entre 0°C e 11°C, e as máximas não devem passar dos 14°C nos próximos dias. A Defesa Civil orienta que a população redobre os cuidados, evite áreas de risco e esteja atenta a sinais de alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.
Notícias relacionadas

Chuva persiste, mas volume é menor que em 2024 na região
Em 2025, o total acumulado de precipitação até agora é de 275 milímetros, com chuva em dez dias deste mês

Nível do Rio Pardo ultrapassa 5 metros e deixa moradores em alerta
Bombeiros Voluntários monitoram a situação; Defesa Civil também foi acionada para reforçar a fiscalização

Santa Cruz terá semana gelada e com volumes expressivos de chuva; veja a previsão
Após trégua no domingo, chuva volta com força e frio intenso avança a partir de quarta-feira

Meteorologia diz que frio será mais intenso no sul do país; confira previsão
Há possibilidade de neve na serra gaúcha e catarinense