VERA CRUZ

Agricultores realizam manifestação pela securitização e aumento no prazo para pagamentos de dívidas

Publicado em: 26 de maio de 2025 às 12:02 Atualizado em: 27 de maio de 2025 às 09:31
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Colaboração
    Carolina Almeida
  • Grupo se soma a outras mobilizações realizadas em cidades da região | Foto: Carolina Almeida/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Produtores estão reunidos às margens da RSC-287; ação se soma a de outras cidades da região

    Foto: Carolina Almeida/Grupo Arauto

    Agricultores da região seguem mobilizados em prol da securitização e o prolongamento dos prazos para pagamento de dívidas. Nesta segunda-feira (26), produtores se reuniram na RSC-287, nas proximidades do Posto HC, em Vera Cruz, para demonstrar, mais uma vez, o descontentamento com a situação enfrentada pelo setor no Rio Grande do Sul. A mobilização ocorre desde 19 de maio em diversas cidades do Estado.

    Um dos organizadores do protesto em Vera Cruz, o vereador Silas Petry, em entrevista à Arauto News, falou sobre as dificuldades que os agricultores estão enfrentando, em especial nos últimos quatro anos. Para ele, as mobilizações mostram a força do setor agro e a necessidade de medidas que auxiliem os trabalhadores do campo. “A gente sofre por quatro anos de estiagem, um ano de muita chuva, que também prejudicou bastante a produção dos nossos alimentos, e a situação dos produtores rurais é caótica, é muito preocupante. Nós precisamos de alguma medida do governo”, reforça.

    Foto: Carolina Almeida/Grupo Arauto

    Desde o início das mobilizações, lideranças do setor estiveram reunidos com representantes dos governos Estadual e Federal, porém, até o momento, nenhum auxílio foi de fato anunciado. “É cada vez mais necessário nós estarmos unidos. E quando eu falo estarmos unidos, é generalizar todos os produtores. Nós estamos unindo esforços, como a gente sempre costuma falar, para que a gente consiga, através disso, mostrar a importância dos produtores rurais, a importância dessa classe, não só no nosso município, não só no nosso Estado, mas também no nosso país.”

    Deputado federal e representante do Vale do Rio Pardo em Brasília, Marcelo Moraes (PL), explica que está acompanhando as discussões e os desdobramentos sobre a securitização e o prolongamento dos pagamentos no Congresso Nacional. Para ele, o Governo Federal tem dado desculpas e não tem buscado medidas que atendam as reivindicações dos produtores. “Isso é um desrespeito com os nossos agricultores, que estão aqui. Na verdade, os nossos agricultores estão há cinco anos sem ter a possibilidade de colher em função da seca e mesmo com todo esse prejuízo, eles querem assumir a responsabilidade de pagar por isso tudo. Só que eles precisam de um prazo maior, eles precisam de uma parcela que cabe no bolso e que faça com que eles não fiquem inadimplentes”, reforça.

    Nesta semana, de acordo com o parlamentar, será discutida na Comissão da Agricultura, a convocação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para que ele faça uma apresentação sobre dados e o que o governo prevê para ajudar os produtores rurais.