Produtores estão reunidos às margens da RSC-287; ação se soma a de outras cidades da região

Foto: Carolina Almeida/Grupo Arauto
Agricultores da região seguem mobilizados em prol da securitização e o prolongamento dos prazos para pagamento de dívidas. Nesta segunda-feira (26), produtores se reuniram na RSC-287, nas proximidades do Posto HC, em Vera Cruz, para demonstrar, mais uma vez, o descontentamento com a situação enfrentada pelo setor no Rio Grande do Sul. A mobilização ocorre desde 19 de maio em diversas cidades do Estado.
Um dos organizadores do protesto em Vera Cruz, o vereador Silas Petry, em entrevista à Arauto News, falou sobre as dificuldades que os agricultores estão enfrentando, em especial nos últimos quatro anos. Para ele, as mobilizações mostram a força do setor agro e a necessidade de medidas que auxiliem os trabalhadores do campo. “A gente sofre por quatro anos de estiagem, um ano de muita chuva, que também prejudicou bastante a produção dos nossos alimentos, e a situação dos produtores rurais é caótica, é muito preocupante. Nós precisamos de alguma medida do governo”, reforça.

Foto: Carolina Almeida/Grupo Arauto
Desde o início das mobilizações, lideranças do setor estiveram reunidos com representantes dos governos Estadual e Federal, porém, até o momento, nenhum auxílio foi de fato anunciado. “É cada vez mais necessário nós estarmos unidos. E quando eu falo estarmos unidos, é generalizar todos os produtores. Nós estamos unindo esforços, como a gente sempre costuma falar, para que a gente consiga, através disso, mostrar a importância dos produtores rurais, a importância dessa classe, não só no nosso município, não só no nosso Estado, mas também no nosso país.”
Deputado federal e representante do Vale do Rio Pardo em Brasília, Marcelo Moraes (PL), explica que está acompanhando as discussões e os desdobramentos sobre a securitização e o prolongamento dos pagamentos no Congresso Nacional. Para ele, o Governo Federal tem dado desculpas e não tem buscado medidas que atendam as reivindicações dos produtores. “Isso é um desrespeito com os nossos agricultores, que estão aqui. Na verdade, os nossos agricultores estão há cinco anos sem ter a possibilidade de colher em função da seca e mesmo com todo esse prejuízo, eles querem assumir a responsabilidade de pagar por isso tudo. Só que eles precisam de um prazo maior, eles precisam de uma parcela que cabe no bolso e que faça com que eles não fiquem inadimplentes”, reforça.
Nesta semana, de acordo com o parlamentar, será discutida na Comissão da Agricultura, a convocação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para que ele faça uma apresentação sobre dados e o que o governo prevê para ajudar os produtores rurais.
Notícias relacionadas

Tabaco movimenta US$ 660 milhões e gera 10 mil empregos no 1º trimestre no RS
Setor lidera exportações do agronegócio e mantém milhares de famílias no campo

Venâncio Aires abre inscrições para curso do Programa Turismo Rural
Iniciativa é voltada a quem deseja transformar a propriedade rural em um espaço atrativo para visitantes

Estado busca destravar prorrogação de dívidas rurais com apoio financeiro próprio
Proposta visa beneficiar mais de 124 mil produtores que enfrentam dificuldades financeiras após perdas por estiagens e enchentes

Aberto período de inscrições para o Programa de Reflorestamento com subsídio para mudas frutíferas
Objetivo da ação é incentivar a preservação ambiental e a diversificação das propriedades rurais