GPS Rural

Venâncio Aires lança ferramenta para mapeamento de propriedades do interior

Publicado em: 23 de maio de 2025 às 17:00
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Até o momento, mais de 3 mil imóveis já foram cadastrados no sistema

    Venâncio Aires lançou oficialmente, nesta sexta-feira (23), o GPS Rural, uma ferramenta que permite o mapeamento de propriedades do interior do município. Através de um aplicativo offline, ou seja, sem a necessidade de internet para o uso, é possível conferir a localização dos imóveis, que recebem um código único. O código, composto por duas letras e quatro números, pode ser compartilhado com órgãos de segurança, como Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e secretarias da Capital do Chimarrão. Um dos objetivos é agilizar o atendimento em casos de urgência.

    Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto

    O GPS Rural foi desenvolvido por uma empresa de Santa Catarina, vencedora do processo licitatório. Até o momento, 3.428 propriedades já foram mapeadas e cadastradas no aplicativo. Conforme o secretário do Departamento de Trânsito e Defesa Civil da Capital do Chimarrão, Luciano Teixeira, novas propriedades e estruturas deverão ser cadastradas nos próximos meses. “É um projeto que não tem fim. Então, a gente vai implantando, vai abrindo outras formas e novos cadastros. A gente pode abrir um leque muito grande em relação a isso. Até para dentro desse projeto, a gente pode mapear as localidades, pode mapear os ginásios que a gente tem nas comunidades, pontes. Podemos usar para Defesa Civil, já que isso vem a agregar muito”, reforça.

    Para o prefeito Jarbas da Rosa, o projeto, além de oferecer mais segurança aos moradores do interior, vai apresentar um panorama da área rural de Venâncio Aires. “São quase 20 mil habitantes na área rural. Maior do que a maioria dos municípios do Rio Grande do Sul. Com certeza essa ferramenta vai fazer a diferença para a vida de todos, não só do ponto de vista de atendimento de emergência, que é sempre a nossa preocupação número um, mas também de questões que envolvam agricultura, infraestrutura e melhorias”, analisa.

    O GPS Rural foi uma indicação do vereador Alberto Sausen (Podemos), encaminhada em 2022 ao Executivo. O lançamento ocorreu na sala de reuniões da prefeitura e contou com a presença do parlamentar, do responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, Maurício Perison, secretários, autoridades e convidados.

    Leia também