DECLARAÇÃO

Após ataque de cães soltos, Bruna Molz responsabiliza abandono e pede mais consciência da população

Publicado em: 23 de maio de 2025 às 19:00
  • Por
    Emily Lara
  • Dois animais morderam uma idosa no Loteamento Beckenkamp | Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Secretária lamentou incidente com idosa e reforçou que abandono e negligência dos tutores são os verdadeiros causadores do problema

    O recente ataque envolvendo cães soltos, que feriram uma idosa moradora do Loteamento Beckenkamp, no Bairro Dona Carlota, em Santa Cruz do Sul, causou preocupação nos moradores com o crescente número de animais nas ruas. A situação tem gerado cobranças à Administração Municipal, mas, segundo a secretária de Bem-Estar Animal, Bruna Molz, o problema vai além da atuação do poder público.

    A titular da pasta afirmou que o maior desafio enfrentado hoje é a falta de consciência da população. “As pessoas culpabilizam a prefeitura, o prefeito, a secretária e o cachorro, mas a culpa é de quem abandona. A culpa é do cidadão que foi irresponsável, que foi cruel. Então, tem que mudar a cultura, a consciência“, apontou. Ela ressaltou que o município é referência em políticas públicas para proteção animal, com programas de castração e atendimento veterinário gratuito para pessoas de baixa renda.

    De acordo com a secretária, o município tem uma estimativa de 70 mil animais entre cães e gatos. Destes, cerca de 15 mil estariam em situação de rua, abandonados ou oriundos de lares com pátios abertos, sem controle dos tutores. “É dever do cidadão cuidar do seu cachorro, manter ele dentro do pátio, não abandonar, castrar, evitar que esse animal fique agressivo e ataque pessoas. Os animais que estão na rua hoje, alguns se tornam agressivos porque as pessoas judiam na rua. O animal nunca tem culpa, a culpa é de quem abandona“, salientou.

    Sobre o caso do Loteamento Beckenkamp, Bruna lamentou o ataque à idosa e pediu ajuda da comunidade para identificar quem abandonou os animais. “A gente sente muito por essa senhora, nos colocamos no lugar, se é com algum familiar da gente, nós também  ficaríamos revoltados, mas quem abandonou esses cães? Alguém deve saber quem originou isso, quem manteve esses cachorros em pátio aberto. Nós precisamos que as pessoas denunciem, porque essa pessoa tem que ser responsabilizada, ela é a culpada da senhora ter sido machucada”, disse.

    A secretária explicou que as denúncias de maus-tratos e abandono devem ser feitas por meio de Boletim de Ocorrência online, que chega até o cartório especializado e é encaminhado à fiscalização municipal e à Polícia Civil. Ela reforçou que abandono é crime e pode resultar em multa administrativa e processo judicial.