Categoria também defende a convocação imediata dos aprovados no último concurso público da estatal
Moradores de Santa Cruz do Sul e da região têm enfrentado atrasos na entrega de correspondências e encomendas pelos Correios. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Rio Grande do Sul (Sintect-RS), Alexandre Nunes, explicou que o problema está relacionado à falta de efetivo, à dependência de mão de obra terceirizada e à ausência de investimentos públicos.
De acordo com ele, os Correios se tornaram reféns da terceirização. “Estamos vendo que, com a crise financeira atual, os Correios não conseguem pagar os fornecedores, e os serviços, principalmente o transporte entre os estados, estão totalmente prejudicados, com cargas paradas em várias partes do país. A empresa está totalmente dependente da terceirização”, afirmou.
Nunes ressalta que esse modelo, além de não reduzir custos, precariza os serviços e as condições de trabalho. “Se os Correios não tivessem desativado o cargo de motorista e não estivessem tão dependentes dos contratos com empresas terceirizadas, teriam outra forma de enfrentar a crise que vivenciam hoje”, lamentou.
Como solução, o sindicato defende a convocação imediata dos aprovados no último concurso público da estatal, cujo resultado já foi homologado. Para Nunes, isso fortaleceria o quadro próprio da empresa, diminuiria a dependência de contratos externos e melhoraria a qualidade do serviço prestado à população. Ele lembra que muitos dos aprovados são filhos da classe trabalhadora e querem ingressar no serviço público. Recentemente, a categoria lançou uma campanha nacional para cobrar do governo federal e do Congresso mais investimentos.
Notícias relacionadas

Mulheres trans enfrentam maior exclusão no mercado de trabalho e na sociedade, afirmam ativistas
Expectativa de vida dessas pessoas no Brasil gira em torno dos 28 anos

Brigada Militar de Vera Cruz surpreende menino e participa de festa de aniversário
Festividade foi realizada neste sábado, na casa da família

Ensino superior terá que se reposicionar, avalia professor após nova regulamentação da educação a distância
Medida impõe que nenhum curso de bacharelado, licenciatura e tecnologia poderá ser 100% EAD

Centro de Bem-Estar Animal de Santa Cruz realiza feira de adoção neste domingo
Espaço enfrenta superlotação, abrigando 300 animais, embora tenha capacidade para apenas 180