VERA CRUZ

Vereadores criam Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia e ao Abuso Sexual Infanto-juvenil

Publicado em: 21 de maio de 2025 às 08:59 Atualizado em: 21 de maio de 2025 às 14:10
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • FRENTE PARLAMENTAR QUER SER ALIADA NO COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES | DIVULGAÇÃO/FREEPIK
    compartilhe essa matéria

    Instalação solene ocorre na tarde desta sexta-feira (23), ocasião em que o prefeito Gilson Becker deve sancionar o projeto

    Na semana em que Vera Cruz registrou mais um caso de estupro de vulnerável, que é investigado pela Polícia Civil, a Câmara de Vereadores prepara a instalação da Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia e ao Abuso Sexual Infanto-juvenil, na tarde de sexta-feira (23), às 14 horas.

    O vereador Luiz Carlos Souza destaca que a implantação da Frente Parlamentar em Vera Cruz é de extrema importância e, como autor da iniciativa, pretende anunciar algumas ações que serão executadas ao longo do ano para coibir esses crimes. Uma delas é o Disque 100, para denúncias anônimas, e junto dele acrescentar o contato do Conselho Tutelar, para facilitar o acesso das vítimas à fala em locais públicos e escolas. Aliás, o vereador acredita que as escolas devem ser aliadas e por isso imagina ser fundamental promover diálogos com profissionais, no ambiente escolar, para capacitar os educadores para reconhecerem os sinais que indiquem possível abuso e auxiliar, ser a ponte para a denúncia e para o suporte necessário. A intenção é favorecer uma rede de apoio às vítimas e a todos que auxiliem nesse processo.

    Ele conta que tem se atualizado sobre esse tema, inclusive participando de eventos em Porto Alegre para maior qualificação e sensibilização sobre o tema. “Vimos que há uma dificuldade da vítima denunciar e quando denuncia, dela ser acolhida”, frisou ele, que será o presidente da Frente Parlamentar e que conta com a parceria da Delegacia de Polícia, Conselho Tutelar e demais órgãos para formar uma rede de apoio.

    Em torno de 10% das vítimas somente acaba denunciado, e normalmente depois de muitos anos de abuso, muitas vezes dentro do ambiente familiar onde vivem. Queremos incentivar a denúncia, a prevenção e quem sabe extinguir esse crime, que é um dos mais bárbaros que eu considero”, ressalta o vereador. Na ocasião, o prefeito Gilson Becker deve sancionar o projeto de lei e, ainda, a delegada titular da Delegacia de Polícia de Vera Cruz, Lisandra de Castro de Carvalho, reforçar a importância da temática, inclusive trazendo estatísticas locais.