Proposta deverá ser formalizada pelo Executivo e encaminhada à Câmara de Vereadores
A Secretaria de Turismo, Comunicação e Eventos de Encruzilhada do Sul avança na criação de rotas de cicloturismo, modalidade que utiliza a bicicleta para explorar diferentes locais e culturas. A proposta foi apresentada ao grupo de ciclistas Pedal Livre em uma reunião voltada à troca de ideias e recebimento de sugestões.
No encontro, foram debatidos possíveis trajetos, sinalização e pontos de apoio para ciclistas. A participação do grupo buscou contribuir para a construção de uma proposta alinhada às demandas dos praticantes do ciclismo. Parte dos percursos discutidos já é utilizada por ciclistas da região e poderá ser incorporada ao projeto.
A expectativa da Administração Municipal é que a proposta seja formalizada por meio de um projeto de lei a ser encaminhado à Câmara de Vereadores. Segundo a Secretaria de Turismo, a iniciativa está alinhada aos objetivos da gestão como incentivo à mobilidade ativa, ao turismo sustentável e ao fortalecimento da economia local.
Tendência nacional
Foi em 2006, com a criação do Circuito do Vale Europeu, em Santa Catarina, que o Brasil deu o primeiro passo para transformar a experiência de pedalar em uma modalidade organizada de turismo. Desde então, o cicloturismo vem ganhando força no país, com o aumento do número de rotas e investimentos em infraestrutura. De acordo com a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, as vendas de bicicletas cresceram 118% durante a pandemia.
Notícias relacionadas

Instituto Crescer Legal celebra dez anos promovendo oportunidades aos jovens rurais
Mais de mil adolescentes, filhos de agricultores, já receberam formações pela entidade

Restaurante Nando’s Cabeça mantém tradição e sabor há mais de 30 anos em Santa Cruz
Espaço gastronômico fica localizado na Avenida Independência, número 821

VÍDEO: Passo do Sobrado ganhará rua coberta para eventos e lazer
Estrutura será construída em frente à sede do Executivo, na Rua Rodolfo Antônio Bruckner

Irmãs gêmeas separadas há mais de 65 anos se reencontram em Santa Cruz
Maria Odete e Maria Claudete, de 69 anos, foram adotadas por famílias diferentes, ainda na infância