Geral

Sicredi busca sugestões da comunidade para futuro da área Kaempf

Publicado em: 20 de maio de 2025 às 17:38 Atualizado em: 20 de maio de 2025 às 22:01
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • rea que abrigou por décadas a Clínica Vida Nova, antigo Sanatório Kaempf, foi adquirida recentemente pela Sicredi Vale do Rio Pardo | Divulgação/ Sicredi Vale do Rio Pardo
    compartilhe essa matéria

    O local, que abrigou por décadas a Clínica Vida Nova, antigo Sanatório Kaempf, foi adquirido recentemente pela cooperativa e será pauta de seminário no dia 17 de junho

    Com o compromisso de fortalecer o cooperativismo e envolver a comunidade nas decisões que impactam o futuro coletivo, a Sicredi Vale do Rio Pardo promoverá um seminário voltado à colher contribuições e ideias sobre o uso do terreno recém adquirido pela cooperativa. O local, que abrigou por décadas a Clínica Vida Nova, antigo Sanatório Kaempf de Santa Cruz do Sul, será pauta do encontro no dia 17 de junho, a partir das 18 horas, na sede administrativa da instituição. As inscrições são limitadas e podem ser feitas por meio do formulário.

    O evento faz parte do movimento de escuta e troca com a comunidade, um dos pilares que norteiam a atuação da Sicredi Vale do Rio Pardo. Conforme o presidente da cooperativa, Heitor Álvaro Petry, associados e comunidade em geral terão a oportunidade de compartilhar sugestões e contribuir com propostas para a futura utilização do espaço, localizado em uma área de grande valor histórico, ambiental e cultural. “A ideia é ouvir os associados e a comunidade antes de qualquer definição. Vamos planejar juntos o que pode ser feito, com base nos valores do cooperativismo e no respeito à nossa história e ao meio ambiente na lógica de preservação, resgate histórico cultural norteado pela sustentabilidade”, destaca.

    O presidente ainda salienta que, apesar das vagas serem limitadas, todos serão bem-vindos. “Todos terão oportunidade para contribuir de forma espontânea e voluntariamente, pois o projeto deverá ser direcionado aos interesses da comunidade regional”, frisa Petry. Embora ainda não exista um projeto definitivo para o terreno, a Sicredi já iniciou ações de cuidado e segurança. Estão sendo feitas a limpeza da área e a colocação de cercamento para coibir atos de vandalismo e aumentar a proteção tanto do espaço quanto das pessoas que circulam nas proximidades. Além disso, engenheiros realizarão vistorias técnicas para avaliar as condições estruturais das edificações remanescentes.

    Leia também

    Aquisição – Em abril, a Sicredi Vale do Rio Pardo anunciou a compra do terreno durante a Assembleia Geral Ordinária da instituição. A área, que pertencia ao Grupo Faveni (dono da Faculdade Dom Alberto), possui 24 hectares e está localizada ao lado da sede administrativa da cooperativa, no Bairro Germânia, em Santa Cruz do Sul. O investimento inicial envolveu R$ 6 milhões para a aquisição, além de imposto e custos de transferência, visando transformar o local em um espaço que une preservação ambiental, resgate histórico e valorização cultural. A infraestrutura existente é remanescente do antigo hospital, fundado por Eduardo Kaempf em 1889, que aplicava práticas naturalistas alemãs. O empreendimento se tornou referência médica regional e internacional até encerrar suas atividades em 1999, com a Reforma Psiquiátrica.