aumento de casos

Primeiro quadrimestre em Santa Cruz registra 136 infrações por uso do celular ao volante

Publicado em: 24 de maio de 2025 às 07:00
  • Por
    Kássia Machado
  • FOTO: MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL
    compartilhe essa matéria

    Dados, que preocupam a Prefeitura, são de janeiro até abril deste ano

    Santa Cruz do Sul registrou um aumento no número de infrações de trânsito por uso de celular ao volante no primeiro quadrimestre de 2025. De janeiro a abril, foram lavrados 136 autos de infração no município. Os dados foram revelados pelo coordenador do Departamento de Trânsito da cidade, Alexandre Peixoto, e o agente da Guarda Municipal, Helder Peixe, em entrevista à Arauto News 89,9 FM.

    De acordo com eles, a infração de trânsito é configurada mesmo quando o condutor está manuseando o aparelho com o veículo parado no semáforo. “Isso corre porque o motorista ainda está em interceptação de marcha. Ele não está parado e nem estacionado. Então, é o momento em que ainda está conduzido o veículo”, explicaram.

    Peixoto e Peixe também enfatizaram que uma das regras do Código de Trânsito determina que condutores não podem carregar objetos no colo ou à esquerda enquanto dirigem. Um dos exemplos citados por eles é em relação à condução de animais no banco do passageiro, o que configura também uma infração. “O ideal seria que o motorista, quando fosse dirigir, pegasse o seu celular e colocasse no seu painel do veículo, para que ele conseguisse distanciar desse aparelho, enquanto está dirigindo. Porque se perde a atenção, e muitos dos acidentes que atendemos estão vinculados a essa infração”, pontuaram.

    A resolução 985 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que a maioria das infrações de trânsito, incluindo o uso do celular ao volante, podem ser autuadas sem a necessidade de abordagem do veículo. O agente deve justificar na infração o motivo da não abordagem, especialmente em situações onde a abordagem poderia causar um risco à segurança ou atrapalhar o fluxo do trânsito.