SANTA CRUZ

Realizada há quase um mês, inauguração do viaduto gera discussão no Legislativo

Publicado em: 20 de maio de 2025 às 16:01 Atualizado em: 21 de maio de 2025 às 08:51
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul
    compartilhe essa matéria

    Tema foi abordado pelos parlamentares Nicole Weber e Raul Fritsch; entenda

    Quase um mês após sua inauguração oficial, o Viaduto do Arroio Grande voltou ao centro dos debates na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. A obra, liberada para o fluxo de veículos em 30 de abril, gerou embate entre Raul Fritsch (Republicanos) e Nicole Weber (Podemos) durante a sessão legislativa dessa segunda-feira (20).

    A estrutura, considerada estratégica para a mobilidade urbana, foi iniciada ainda na gestão da ex-prefeita Helena Hermany (PP) com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e concluída pela atual administração, sob o comando do prefeito Sérgio Moraes (PL). Ela custou cerca de R$ 12 milhões aos cofres públicos.

    O vereador Raul Fritsch utilizou a tribuna para parabenizar o prefeito Sérgio Moraes pela postura de ter convidado a ex-prefeita Helena para participar da inauguração. “Também queria agradecer e elogiar a presença dos vereadores que foram contra o projeto do financiamento. Me surpreendeu [a presença]”, disse.

    O parlamentar também citou nominalmente a vereadora Nicole Weber, que esteve presente na cerimônia. “Mesmo a senhora que foi contra o financiamento, esteve lá para tirar foto, isso é bonito, é reconhecimento. Muitas vezes, a gente tem que dar um passo para trás e reconhecer que errou, que o projeto é bom”, declarou.

    A fala, no entanto, gerou reação imediata de Nicole, que usou seu tempo na tribuna para rebater a colocação. “Eu somente vim aqui dar uma resposta aos meus eleitores Eu fui citada e eu não gosto que coloquem palavras na minha boca. Quero dizer, vereador Raul, que tu disseste que é bom a gente reconhecer o erro e dar um passo para trás. Na verdade, sou uma pessoa educada”, colocou.

    Ela relembrou da Operação Controle, deflagrado pelo Ministério Público. “Não esqueça que esse mesmo Finisa do viaduto é o que barrou a BR-471, que é objeto da Operação Controle. Um dos maiores orgulhos na minha carreira é ter votado contra esse Finisa. Que bom que eu fui no viaduto, porque é a única obra que a gente pôde inaugurar. Depois de tudo que aconteceu no mandato anterior, uma obra sem corrupção a gente tem que dar parabéns”, falou.