Com o tema "Tempo de Mudanças", o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral
Pint of Science Brasil tem mais uma edição em Santa Cruz do Sul. Neste ano, o evento irá abordar temas como o autismo e diálogos sobre o período pós-inundações de 2024. A atividade ocorre nos dias 20, 21 e 22 de maio, no Vivento Food & Drinks, na Rua Boa Esperança, 364, a partir das 19h30. A realização no município é dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Letras, Promoção da Saúde, Psicologia, Sistemas e Processos Industriais, e Tecnologia Ambiental da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Com o tema “Tempo de Mudanças”, o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. Além disso, o evento visa inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país.
A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, e aberta ao público em geral. Não há cobrança de ingresso, e os participantes pagam apenas pelo que consumirem nos estabelecimentos. O objetivo é promover a interação entre ciência e sociedade de forma leve e acessível. Para mais informações sobre a programação, acesse o site oficial: pintofscience.com.br/events/
Programação
Na terça-feira (20), o tema é “Entender, conhecer e acolher o autismo”, com os palestrantes Sandra Mara Mayer, Sonia Renner Hermes e Jorge Ricardo Schmidt Maas, com os convidados Rafaela Jackisch e Éder Marcos da Silva Lemos.
Na quarta-feira (21), o tema é “(Re)construções: diálogos sobre as enchentes um ano após a crise” com Andréia Valim (PPGPS), Leonel Tedesco (PPGSPI), Markus Brose (PPGDR) e Eduardo Lobo Alcayaga (PPGTA), com convidados Rafael Ritter e Silvia Patricia Godinho.
Na quinta-feira (22), o tema é “Em tempos de mudanças climáticas, como a promoção da saúde pode ajudar?”, com os palestrantes Gladys Estigarribia (UNCA/PY), Ivy Bastos Ramys (FURG/RS), Marco Marcos (UFGO/GO), Ida Maria Batista (UNESP/SP) e Thiago Prado (UFES/ES).
Sobre o Pint of Science:
O Pint of Science é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. O festival reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. O evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e é parte do festival Pint of Science, que ocorre simultaneamente em mais de 27 países. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, o festival vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.
Em 2025, tem a participação de 169 cidades em todo o Brasil, sendo 56 sedes na região sul. No ranking global, depois do Brasil está a Espanha, onde o Pint of Science será realizado em 75 cidades; seguida pela França, com 61 cidades e pelo Reino Unido, com 42 cidades. O que começou como uma pequena semente lançada no solo fértil de São Carlos, no interior de São Paulo, floresceu e se espalhou por todo o Brasil, completando 10 anos em território nacional.
Notícias relacionadas

Secretaria divulga novos contatos de telefone dos postos de saúde; confira
A interrupção do serviço teve início em setembro de 2024, quando a empresa responsável pela telefonia rescindiu, de forma unilateral, o contrato vigente

Dari Câmara: 45 anos nos trilhos dos bailes e estradas com a Sayonara Tur
Motorista acumula memórias de uma época em que o transporte coletivo era muito mais do que levar passageiros

OAB Subseção Santa Cruz lança campanha ao enfrentamento à violência contra a mulher
Iniciativa da Ordem Gaúcha se espalha pelo estado e surge como medida no combate à violência contra a mulher. Primeira ação da OAB Subseção Santa Cruz aconteceu na EMEF Bom Jesus

Moradores de Santa Cruz reclamam de ataques de cães soltos nas ruas
Tema foi abordado na sessão dessa segunda-feira do Legislativo