No passeio são contemplados seis empreendimentos turísticos de diferentes pontos do município

Foto: Divulgação
No dia 1º de junho ocorre a terceira edição do mais recente projeto da Associação de Turismo Rota do Chimarrão (Aturrchim), denominado Rota do Chimarrão Dominical. A cada nova edição são percorridas atrações turísticas de Venâncio Aires, destacando belezas naturais e locais para contemplação. Na terceira edição do projeto serão visitados seis empreendimentos, o que inclui transporte, almoço e guia turístico profissional cadastrado no Ministério do Turismo.
O novo roteiro de visitação contempla os seguintes atrativos: Recanto Elacy (RSC-287), que possui o cinemate que conta a história e produção da planta símbolo do RS; Viveiro Flor da Terra (Vila Palanque), que oferece degustação do suco, cuca e bolo caseiro à base de erva-mate; Jardim Secreto das Suculentas (Linha 17 de Junho) detentor de mais de 650 espécies da planta em espaço acolhedor às margens de arroio; parque da Figueira Centenária (Linha Silva Tavares), a partir de planta gigante com quase 500 anos e altura equivale a um prédio de cinco andares; Mirante Lauro Erdmann (Vila Deodoro), que permite observar as montanhas do Vale do Sampaio; e o Cerro do Baú (Vila Arlindo) é que um mirante natural com trilhas ecológicas.

Foto: Divulgação
O guia turístico e professor de História, Igor Reiter, será o responsável por orientar os visitantes no passeio. A Rota do Chimarrão terá saída do Centro da cidade, por volta das 8h, e o retorno está previsto para às 17h. “É com expectativa e otimismo que é organizada mais essa nova edição do projeto, envolvendo a história, a cultura e a gastronomia de diferentes regiões do município”.
A presidente da Aturrchim, professora aposentada e diretora executiva da Escola do Chimarrão, Rejane Rüdiger, ressalta que o passeio realizado mensalmente, mais do que valorizar os empreendimentos da Rota do Chimarrão, oferece e proporciona uma nova perspectiva sobre o turismo de Venâncio Aires.
A comercialização dos pacotes é feita pela agência de turismo receptivo Venatur Viagens e Turismo. O investimento por pessoa é de R$ 160,00. A rota oficial de turismo da Capital do Chimarrão foi fundada em 2008 e reúne mais de 20 atrativos, espalhados pela área urbana, serra e ervais do município.
Notícias relacionadas

Mostra reúne azeites e vinhos premiados da Serra do Sudeste em Santa Cruz
Evento apresentou cerca de 150 rótulos e destacou a qualidade e o potencial turístico da região produtora

Mais de 70 carros antigos farão passeio nostalgia neste domingo
Na Cidade Histórica acontece um encontro de veículos na praça da matriz, a partir das 10 horas, além de outras atrações

Coral Municipal de Santa Cruz inicia atividades ao público idoso
Inscrição para participar dos encontros deve ser realizada no Coworking Cultural

Festival Santa Cruz de Cinema anuncia curtas-metragens em competição nacional
18 produções de oito estados brasileiros e Distrito Federal participam do evento que acontece de 9 a 13 de junho