VENÂNCIO AIRES

Passeio turístico Rota do Chimarrão Dominical chega em sua terceira edição

Publicado em: 17 de maio de 2025 às 07:30
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    No passeio são contemplados seis empreendimentos turísticos de diferentes pontos do município

    Foto: Divulgação

    No dia 1º de junho ocorre a terceira edição do mais recente projeto da Associação de Turismo Rota do Chimarrão (Aturrchim), denominado Rota do Chimarrão Dominical. A cada nova edição são percorridas atrações turísticas de Venâncio Aires, destacando belezas naturais e locais para contemplação. Na terceira edição do projeto serão visitados seis empreendimentos, o que inclui transporte, almoço e guia turístico profissional cadastrado no Ministério do Turismo.

    O novo roteiro de visitação contempla os seguintes atrativos: Recanto Elacy (RSC-287), que possui o cinemate que conta a história e produção da planta símbolo do RS; Viveiro Flor da Terra (Vila Palanque), que oferece degustação do suco, cuca e bolo caseiro à base de erva-mate; Jardim Secreto das Suculentas (Linha 17 de Junho) detentor de mais de 650 espécies da planta em espaço acolhedor às margens de arroio; parque da Figueira Centenária (Linha Silva Tavares), a partir de planta gigante com quase 500 anos e altura equivale a um prédio de cinco andares; Mirante Lauro Erdmann (Vila Deodoro), que permite observar as montanhas do Vale do Sampaio; e o Cerro do Baú (Vila Arlindo) é que um mirante natural com trilhas ecológicas.

    Foto: Divulgação

    O guia turístico e professor de História, Igor Reiter, será o responsável por orientar os visitantes no passeio. A Rota do Chimarrão terá saída do Centro da cidade, por volta das 8h, e o retorno está previsto para às 17h. “É com expectativa e otimismo que é organizada mais essa nova edição do projeto, envolvendo a história, a cultura e a gastronomia de diferentes regiões do município”.

    A presidente da Aturrchim, professora aposentada e diretora executiva da Escola do Chimarrão, Rejane Rüdiger, ressalta que o passeio realizado mensalmente, mais do que valorizar os empreendimentos da Rota do Chimarrão, oferece e proporciona uma nova perspectiva sobre o turismo de Venâncio Aires.

    A comercialização dos pacotes é feita pela agência de turismo receptivo Venatur Viagens e Turismo. O investimento por pessoa é de R$ 160,00. A rota oficial de turismo da Capital do Chimarrão foi fundada em 2008 e reúne mais de 20 atrativos, espalhados pela área urbana, serra e ervais do município.