Interessados devem realizar agendamento prévio e seguir algumas recomendações
Após retomar as coletas de sangue em Santa Cruz do Sul, nessa quinta-feira (15), o Hemovida já tem novas datas organizadas para atendimento da população interessada em doar. Conforme o responsável, Douglas Fitarelli, uma nova coleta vai ocorrer na próxima sexta-feira (23), das 7h30min às 15h, além disso, e outra deverá ser realiza no início do mês de junho. Neste momento, é necessário realizar agendamento, através do site oficial ou pelas redes sociais.
Nessa quinta, 72 pessoas compareceram ao Hemovida, que fica localizado junto ao Hospital Santa Cruz. Para Fitarelli, o número é considerado positivo e demonstra o interessa da comunidade em realizar doações e auxiliar quem precisa. “Algumas pessoas acabaram agendando e não compareceram, mas a gente entende que pode ter algum problema nesse meio tempo. Mas foi um comparecimento bem interessante”, reforça.
O responsável pelo Hemovida de Santa Cruz reforça que as datas de coleta de sangue serão divulgadas com antecedência. Porém, segundo ele, é importante que quem fizer o agendamento compareça dentro do horário de atendimento. “A gente faz um apelo à população, que quando fizer o agendamento compareça porque realmente está tirando a possibilidade de outra pessoa doar. É importante que todos que façam o agendamento compareçam no dia certinho para poder fazer a sua doação.”
Fitarelli explica que com o formato de coleta em datas específicas, diferente do que ocorria antes da enchente de maio de 2024, o Hemovida tem conseguido atender as demandas de sangue da região. Entretanto, o objetivo é aumentar o prazo das ações. No futuro, elas devem ocorrer uma vez por semana, conforme projetado pelo responsável. “Ainda estamos regulando [o Hemovida], de acordo com essa nova realidade. Mas estamos voltando com as coletas em Santa Cruz e para nós foi um momento muito feliz ao ver que a população aderiu ao nosso chamado”, reforça.
Quem deseja fazer doação de sangue, além de realizar o agendamento prévio, precisa seguir algumas recomendações. Entre elas, estar em boas condições de saúde, ter pelo menos 50 quilos, ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas antes da doação, estar alimentado, apresentar documento oficial com foto e ter entre 18 e 69 anos. Caso seja a primeira doação, a idade limite é de 60 anos.
Notícias relacionadas

Poetter Informática e Energia Solar: 25 anos oferecendo soluções inteligentes em Santa Cruz
Empreendimento fica localizado na Rua Júlio de Castilhos, 1444, no Bairro Goiás

Unisc marca presença na Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional
Vice-reitora e coordenador da Assessoria Internacional participaram da programação

Anatel e Ancine fazem acordo para combater pirataria de filmes e séries
Agências intensificarão fiscalização e bloqueio de plataformas ilegais

Prefeitura de Santa Cruz planeja ampliar rede de luz trifásica no interior
Secretaria de Agricultura deseja criar projetos para melhorar as condições de vida e trabalho dos produtores rurais