Jovem que cometeu dois assassinatos quando era menor de idade chegou a bater em mesa e quebrar estruturas da sala de audiência; terminou conduzido ao presídio
Considerado um dos criminosos mais perigosos de Santa Cruz do Sul na atualidade, um jovem de 19 anos foi preso em flagrante após ameaçar a integridade de uma juíza e uma promotora durante uma audiência, no Fórum. O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (15).
Por volta das 14h30min, ele foi levado por um oficial de justiça e pela Brigada Militar (BM) até uma audiência no Juizado da Infância e Juventude (JIJ). No local, foi cientificado de um mandado de detenção a ser cumprido por ele na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), em Porto Alegre.
Ao ser inteirar do fato, acabou se alterando e investindo contra as autoridades, batendo em uma mesa e quebrando algumas estruturas da sala de audiência. Uma equipe da Guarda Municipal, que estava atuando na segurança do perímetro, rapidamente acessou o espaço, dominou o acusado e o algemou.
Agentes do Ministério Público também compareceram no local. Após ser algemado, o rapaz terminou sendo encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
No local, foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelos crimes de lesão corporal majorada por ser contra agente público no exercício de sua função; e dano duplamente qualificado, por gerar grave ameaça e ser contra o patrimônio público.
Posteriormente, por volta das 19h, ele foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Seu nome, por enquanto, está sendo mantido em absoluto sigilo pelas autoridades policiais.
Dois homicídios cometidos quando era adolescente
Com graves antecedentes em sua ficha, esse jovem de 19 anos é membro da facção Os Manos e cometeu dois homicídios ainda quando era adolescente, menor de idade. Quando tinha 15 anos, matou a tiros Carlos William Oliveira de Freitas, de 22 anos, em 27 de outubro de 2021, no Bairro Margarida.
Foi sentenciado a uma medida socioeducativa na Fase por esse delito, porém foragiu, e durante essa fuga, com 17 anos, foi o autor confesso das machadadas que vitimaram Aline Viana Alencar, de 32 anos, em 10 de fevereiro de 2023, no Bairro Santa Vitória.
Em ambas ele foi detido logo após os crimes pela Força Tática da Brigada Militar. É investigado ainda por envolvimento em outros delitos graves no município. Agora, pela primeira vez depois de suas internações na Fase, foi remetido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.
Notícias relacionadas

Brigada Militar apreende drogas escondidas entre galhos no Bairro Battisti
Entorpecentes estavam dentro de um pote e de um estojo

“Tinha o sonho de ser jogador de futebol”, diz pai de vítima em júri
Familiares do jovem Vitor Gabriel Nunes ocuparam espaços do Fórum em sessão que analisou caso ocorrido há dois anos; réus foram condenados

Ladrão arromba escola e furta botijões, micro-ondas e celular
Caso aconteceu durante a madrugada desta sexta-feira. Suspeita é de que autor conheça rotina do educandário

Três homens são presos por porte ilegal de arma de fogo em Santa Cruz
Ação aconteceu na madrugada desta sexta-feira, no trevo da BR-471, próximo ao Bairro Bom Jesus