VERA CRUZ

Em pouco mais de um mês, “Verinha” fez 746 atendimentos

Publicado em: 16 de maio de 2025 às 17:27
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • VERINHA FOI CRIADA PARA AUXILIAR OS VERA-CRUZENSES | CAROLINA ALMEIDA/ GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Cerca de 40% das interações foram relacionadas a informações sobre contas ou ligações de água. Outros 30% corresponderam a dúvidas ou solicitações referentes ao carnê de IPTU

    Desde o café da manhã de apresentação do balanço dos primeiros 100 dias de governo, em 10 de abril, a Administração Municipal de Vera Cruz lançou a “Verinha”, assistente virtual criada para facilitar o acesso a serviços e a busca por informações junto à Prefeitura. Em pouco mais de um mês, foram registrados pelo canal 746 atendimentos. Para ter acesso basta acionar pelo WhatsApp (51) 99851-0387.

    Desse total, cerca de 40% das interações foram relacionadas a informações sobre contas ou ligações de água. Outros 30% corresponderam a dúvidas ou solicitações referentes ao carnê de IPTU, um tipo de demanda considerado com tendência de queda, por se tratar de um atendimento cíclico.

    Na avaliação dos gestores, um dado que os deixa satisfeitos é a excelente avaliação dos usuários: a média geral das notas é de 9,6. Ao final de cada atendimento, os usuários são convidados a atribuir uma nota de 0 a 10, e esse resultado reforça que o serviço está atendendo bem às expectativas.

    RAPIDEZ NO ATENDIMENTO É CARACTERÍSTICA DO WHATSAPP | DIVULGAÇÃO

    Rapidez e resolutividade

    A maioria dos atendimentos é iniciada e concluída com menos de cinco minutos após o recebimento. Por isso, acredita a Administração Municipal, a razão das boas avaliações: a combinação da rapidez com a resolutividade no atendimento.

    O que a “Verinha” tem?

    A “Verinha” disponibiliza opções de atendimento para que o usuário digite, sendo 1 para troca de lâmpadas da iluminação pública; 2 informações da Educação Online; 3 informações da Saúde Online; 4 Secretaria de Agricultura; 5 IPTU, Conta de Água, Alvarás, Informações e Pagamentos; 6 Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; 7 Assistência Social Cadastro Único; 8 SINE Carteira de Identidade e 9 SEMAE Conta de Água, Troca de Registro, Religação, Informações. Também é possível digitar #aovivo para listar os setores com atendimento humano.

    Além da “Verinha”, a Prefeitura anunciou o aplicativo Sua Água, para fazer o download na loja de aplicativos do celular e assim ter acesso à conta de água e outros serviços.