Expectativa é que novos contratos sejam assinados em breve com a Caixa Econômica Federal
A Administração Municipal de Santa Cruz do Sul espera contemplar mais famílias com a modalidade Compra Assistida do programa Minha Casa, Minha Vida Reconstrução nos próximos dias. Segundo o secretário municipal de Habitação, Nilo Barboza, a previsão é de que novos contratos sejam assinados em breve com a Caixa Econômica Federal, ampliando o número de beneficiários que perderam suas moradias em função das enchentes e fortes chuvas de maio do ano passado.
Atualmente, 82 famílias estão inscritas no programa, mas apenas quatro foram contempladas até o momento. “Eu tive a informação que, talvez, na sexta-feira (16) a caixa estará vindo de novo, e parece que vai ter mais duas ou três famílias contempladas”, revelou. A iniciativa oferece até R$ 200 mil para aquisição de um imóvel, desde que o beneficiário atenda a critérios específicos.
De acordo com Barboza, uma das exigências é que a pessoa não possua outro imóvel em seu nome. A regra visa garantir que o recurso público seja destinado a famílias que realmente não têm onde morar. Durante a análise dos cadastros realizada pela Administração Municipal, cerca de 20 pessoas foram desclassificadas por já possuírem escritura de outro bem em Santa Cruz. Além disso, quem for contemplado deve entregar ao município o imóvel interditado pela Defesa Civil. A medida impede que o antigo local volte a ser ocupado ou utilizado de forma irregular, como para aluguel.
“O procedimento deles é usar a malandragem, porque já está sendo beneficiado, então aquilo lá não existe mais. Mas a proposta que foi feita seria que, após a compra assistida, a pessoa entrega o bem ao município, o que foi interditado, porque ninguém pode morar mais lá. Então, a gente está acompanhando, fazendo esses trames e sempre trabalhando dentro da legalidade“, apontou.
Notícias relacionadas

Na minha casa
Fico preocupado, apenas, que os problemas estão se tornando coletivos e, aparentemente, pelo fato do quantitativo ser grande, estão sendo tratados como normais

Por Daniel Cruz

Apenas 5% do lixo é reciclado em Rio Pardo
Prefeitura firmou uma parceria com a Cocamarp para ampliar a coleta seletiva

Desmatamento no Brasil caiu 32,4% em 2024
Na comparação com 2023, cinco dos seis biomas registraram redução

Reunião entre Corsan e moradores do Bairro Aviação discute obras de redes de esgoto
Encontro ocorre nesta segunda-feira, 19h