Intervenções darão mais acessibilidade, novos espaços e um visual renovado
O Centro Municipal de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, antiga Estação Férrea, está sendo preparado para abrir as portas com mais acessibilidade, novos espaços e um visual totalmente renovado. As intervenções, que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, acontecem por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, e até o mês de julho deverão estar concluídas.
Uma das novidades previstas para o local é a Biblioteca da Academia Santa-Cruzense de Letras, cujo acervo estará disponível para a comunidade em uma sala cedida para a entidade no andar térreo, à esquerda de quem entra. Com a reorganização dos espaços, a maquete da estação será levada para o interior do vagão de trem, que terá a ambientação preparada para levar os visitantes em uma verdadeira viagem ao passado.
O hall de entrada do prédio seguirá como local destinado a abrigar mostras e exposições. Já na parte que fica nos fundos do prédio, do lado externo – local onde antigamente passageiros aguardavam a chegada do trem -, serão colocados sofás, bancos rústicos, mesinhas, vasos de flores e um ambiente nostálgico será recriado para que os visitantes possam sentar para ler ou aproveitar alguns momentos de puro relaxamento.
Outra intervenção significativa e que deve contribuir para ampliar o número de visitantes é a colocação de degraus junto ao vagão de trem, o que vai ajudar no acesso de idosos, deficinetes e de pessoas com mobilidade reduzida. Ainda esta semana terá início a construção de uma rampa para cadeirantes, permitindo também a esta parcela da população conhecer e frequentar o espaço cultural.
A revitalização prevê ainda que o vagão seja transformado em uma sala de cinema. O assoalho já foi pintado e o ambiente será decorado para esta finalidade. A ideia, segundo o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, é através da exibição de um documentário levar o público a viajar pelo tempo. “Precisamos contar essa história. Queremos que as pessoas conheçam a importância da antiga Estação Férrea no desenvolvimento do município e região, conheçam aspectos de sua inauguração, da última viagem de trem e outros detalhes da época. ”, disse.
E para realçar a beleza arquitetônica do prédio durante a noite e valorizar o espaço como um importante ícone cultural e histórico do município, uma iluminação vai destacar a fachada, o vagão e a locomotiva. Refletores também serão direcionados para iluminar as palmeiras do entorno, realçando todo o conjunto em meio à Praça Siegfried Heuser.
A expectativa é concluir as intervenções até o dia 20 de julho, quando está prevista a realização da 1ª edição do Piquenique na Estação. Na ocasião, haverá atrações para toda a família, como food truck, venda de artesanato e também um tradicional piquenique coletivo no gramado da praça.

Foto: Claudine Friedrich
Notícias relacionadas

Ana Muhamad é a terceira candidata inscrita no Concurso da 40ª Oktoberfest
Inscrições para o concurso seguem até o dia 22 de maio

Projeto voltado a pessoas LGBTQIAPN+ com mais de 40 anos tem sessão de cinema nesta quarta-feira
Iniciativa nasceu na Unisc, financiado pelo Fundo Positivo, com apoio do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Psicologia (PPGPsi)

Festa das Cucas anuncia vencedoras do concurso
Evento ocorre de 12 a 15 de junho, no Parque da Oktoberfest, com entrada gratuita

Sofia Pretzel é a segunda candidata inscrita à Soberana da 40ª Oktoberfest
Inscrições para o concurso seguem até o dia 22 de maio