Instalação dos equipamentos divide opinião dos parlamentares
Santa Cruz do Sul deve intensificar, nas próximas semanas, o debate sobre segurança nas ruas e avenidas do município. A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade um requerimento de Ilário Keller (PP) para a realização de uma audiência pública com objetivo de discutir a instalação de controles eletrônicos de velocidade nas principais vias.
A iniciativa ocorre em meio a intensificação de indicações, requerimentos e pedidos de providência que solicitam redutores de velocidade, mais conhecidos como quebra-molas. Neste ano, os vereadores já encaminharam 49 pedidos para instalação dessas estruturas. Em média, é uma solicitação a cada três dias. Em 2024, foram 95 ao todo.
Em debates anteriores no Plenário Nilton Garibaldi, lideranças explicaram que os tradicionais quebra-molas, embora ajudem a reduzir a velocidade e trazer mais segurança para a comunidade, podem comprometer o tempo de resposta de serviços de emergência. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), viaturas da Brigada Militar e caminhões dos Bombeiros enfrentam atrasos ao utilizar ruas com redutores físicos.
Ilário Keller vem defendendo uma alternativa tecnológica, a instalação de equipamentos eletrônicos de fiscalização. Os dispositivos mencionados por ele são medidores eletrônicos fixos que registram a velocidade dos veículos e, em caso de infração, geram autuações automaticamente. O parlamentar ressaltou que o objetivo está longe de incentivar uma indústria da multa. O foco, segundo ele, é qualificar o debate sobre segurança no trânsito.
Notícias relacionadas

Prefeitura de Mato Leitão prepara área para construção de quadras esportivas
Projeto prevê a construção de quadras de futebol Society, volêi de areia, cancha de bocha, pista de skate e vestiários

Novo sistema de licenciamento ambiental entra em operação em Santa Cruz
Plataforma Aprova Digital centraliza análises, autorizações, assinaturas e cobranças em um único ambiente

Empresas aéreas podem negar embarcar animais de suporte emocional, diz STJ
Ministra relatora argumentou falta de regulamentação da questão

Definida data de inauguração da Emei de Linha João Alves
Obras tiveram investimento de R$ 2,8 milhões