No terreno baldio que ficava ao lado destes prédios era um local onde moradores do interior deixavam cavalos e charretes enquanto tratavam seus interesses na “Villa”
O conjunto de prédios retratado na foto se situava exatamente onde hoje está o Back Café, na rua Roberto Gruendling, no centro de Vera Cruz. A casa em tijolo à vista era residência da família de Augusto Brandt e nos anos 50, da família de Edmundo Brandt. A construção anexa, em cor clara, era conhecida como “A Banca”, conforme informa Sérgio Brandt. Havia ali uma marcenaria instalada, e mais tarde, a partir dos anos 50, foi depósito de óleos lubrificantes do posto de combustíveis de Edmundo Brandt.
No terreno baldio que ficava ao lado destes prédios era um local onde moradores do interior deixavam cavalos e charretes enquanto tratavam seus interesses na “Villa”, ou mesmo iam a Santa Cruz, ou estavam em acompanhamento a familiares internados no hospital.
Na foto, a amazona de blusa xadrez era Sibylla Werner, que foi professora na Fundação Evangélica, em Novo Hamburgo. Era filha do escrivão distrital Carlos Werner, que foi quem “clicou” a foto, entre 1935 e 1940.