Representantes puderam ainda tirar dúvidas e entender os processos sobre análise de potabilidade

Foto: Willian de Oliveira
Uma comitiva venâncio-airense, formada por vereadores, secretários e representantes de secretarias municipais, promotor de Justiça, jornalistas e líderes comunitários do município, esteve, nessa terça-feira (13), visitando as instalações da Corsan, em Porto Alegre.
A iniciativa fez parte do programa Portas Abertas, em que a Companhia apresenta suas estruturas e busca se aproximar das comunidades. Fizeram parte da comitiva o secretário municipal de Governança e Gestão, Tiago Quintana; e o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, além do presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Luft, e os vereadores Nelsoir Battisti, Everton Dias e Nilson Lehmen.
O primeiro local visitado foi a sede administrativa, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre. O grupo foi recebido pela diretora-presidente da Companhia, Samanta Takimi, que falou da importância de dialogar com a população e entender o que as pessoas precisam. “A gente convida as comunidades para participarem do Portas Abertas para que venham, esclareçam suas dúvidas, conheçam as nossas instalações, exatamente para que haja transparência e segurança na conversa. A visualização de como funciona o sistema de controle operacional auxilia muito na compreensão das pessoas”, destacou Samanta.
No Centro Operacional Integrado (COI), foi demonstrado o cuidado e o monitoramento à distância, 24 horas por dia, dos sistemas de água nos municípios atendidos pela Companhia. Os visitantes puderam visualizar as telas do monitoramento de todo o abastecimento de água em Venâncio Aires. Com relação a isso, a maior dúvida apresentada pelos vereadores foi com relação aos níveis dos reservatórios e a capacidade de reservação da cidade.
Qualidade da água
Também em Porto Alegre, o grupo visitou o Departamento de Análises Laboratoriais (Deal), onde são analisadas as coletas de água. Profissionais das áreas de química e biologia mostraram os equipamentos, produtos e protocolos adotados para garantir a qualidade e potabilidade da água nos municípios conforme portarias do Ministério da Saúde e do governo do Estado.
“Analisamos 200 parâmetros para atestar a qualidade da água. Nosso laboratório realizou mais de 700 mil análises em 2024, e só de Venâncio Aires, já fez mais de mil análises este ano. Ter um laboratório próprio nos permite uma ação rápida e mobilização das equipes”, explicou a coordenadora do laboratório, Juliana Frizzo.
Notícias relacionadas

Prefeitura de Mato Leitão prepara área para construção de quadras esportivas
Projeto prevê a construção de quadras de futebol Society, volêi de areia, cancha de bocha, pista de skate e vestiários

Com um pedido de redutor a cada três dias, Santa Cruz terá audiência sobre controle eletrônico de velocidade
Instalação dos equipamentos divide opinião dos parlamentares

Novo sistema de licenciamento ambiental entra em operação em Santa Cruz
Plataforma Aprova Digital centraliza análises, autorizações, assinaturas e cobranças em um único ambiente

Empresas aéreas podem negar embarcar animais de suporte emocional, diz STJ
Ministra relatora argumentou falta de regulamentação da questão