PESCADO

Santa Cruz busca fortalecer produção de peixe após reforma no abatedouro

Publicado em: 18 de maio de 2025 às 07:15
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Espaço, que foi utilizado durante a Semana Santa, vai manter funcionamento durante o ano

    A Prefeitura de Santa Cruz do Sul retomou os trabalhos no abatedouro de peixes localizado na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz. A estrutura passou por uma reforma com investimento de R$ 30 mil repassado à Associação dos Piscicultores, que ficou responsável pela execução das melhorias.

    Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário municipal de Agricultura, Zeno Assmann, explicou que o objetivo da pasta é garantir condições adequadas e incentivar a ampliação da produção do pescado no município. Por isso, além da estrutura, a prefeitura também está apoiando os produtores na reconstrução e manutenção dos açudes. “Quando nós falamos em aumentar a produção do nosso pescado, nós temos que dar condições, preparar o nosso produtor para que ele tenha condições também e uma qualidade de vida melhor. O açude tem que ter condições para que possa oferecer o pescado, porque a produção de peixe é bastante delicada“, apontou.

    O espaço, que foi utilizado durante a Semana Santa, agora deve manter funcionamento durante o ano. Segundo o secretário, a meta é incentivar a produção regular e buscar novos mercados, incluindo a inserção do peixe na alimentação escolar. Para nós aumentarmos a produção, temos que ter um ponto que nós podemos comercializar isso também. Deixar tudo isso em um grande volume, em feiras, você não consegue vender. Tem que achar um outro meio para colocar esse produto no mercado. Se cada criança comesse um ou dois bolinhos durante a semana, nós teríamos uma produção muito acima da nossa expectativa e do que nós estamos vendendo nas feiras rurais”, afirmou.

    Ainda, Assmann revelou que além do atendimento aos piscicultores locais, o município estuda parcerias com cidades vizinhas para ampliar o uso do abatedouro. A ideia, conforme ele, é transformar a estrutura em uma referência regional, otimizando recursos e facilitando o escoamento da produção.