Mobilidade urbana

Secretário confirma inclusão de estacionamento subterrâneo no orçamento municipal

Publicado em: 12 de maio de 2025 às 13:44 Atualizado em: 12 de maio de 2025 às 13:45
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Prevista no plano de governo de Sérgio Moraes, obra será incorporada no Plano Plurianual

    Secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul, Vanir Ramos de Azevedo confirmou nesta segunda-feira (12) que o projeto de construção de um estacionamento subterrâneo na Rua Marechal Floriano, na área central, será incluído no novo Plano Plurianual (PPA) – documento que estabelece as diretrizes orçamentárias para os próximos quatro anos. A proposta acompanha as obras de revitalização em andamento no trecho e deve avançar a partir do ano que vem.

    O estacionamento subterrâneo foi amplamente discutido durante a campanha eleitoral que elegeu a atual gestão. No plano de governo registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), constam dois compromissos relacionados à ampliação das vagas. O primeiro prevê a modernização e reorganização do estacionamento já existente, com uso de tecnologia. O segundo ponto propõe a viabilização, em parceria com a iniciativa privada, de um estacionamento subterrâneo na Praça Getúlio Vargas.

    Foto: Eduardo Wachholtz/Grupo Arauto

    O secretário acompanhava o início da requalificação na quadra entre Ramiro Barcelos e Júlio de Castilhos quando foi questionamento pela reportagem da Arauto News sobre a inclusão da proposta no planejamento da Prefeitura. Segundo ele, o atual PPA, com validade até dezembro deste ano, não contempla a obra. “Nós já iniciamos a elaboração do novo plano e a ideia é prever o projeto do estacionamento subterrâneo dentro das metas da gestão, conforme foi estabelecido no plano de governo”, destacou.

    Apesar do compromisso, o secretário ressaltou que ainda não há uma estimativa concreta de custos. “É muito cedo para falar em valores. A primeira estimativa será feita no ano que vem, quando começarmos a trabalhar com mais profundidade”, explicou. Entre as possibilidades para viabilizar a construção, estão parcerias público-privadas, chamamento público para interessados ou até o acesso a recursos federais. “Esses ajustes ainda serão definidos, mas o importante é que a obra está dentro do radar da gestão”, garantiu.

    Leia também