INVESTIMENTO

Corsan terá novo laboratório para qualificar consertos de ruas em Santa Cruz

Publicado em: 14 de maio de 2025 às 07:04
  • Por
    Guilherme Bica
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Unidade em Santa Maria permitirá testes em solos e asfalto, agilizando a recuperação de vias após intervenções da companhia

    A Corsan vai ampliar sua estrutura técnica com a criação de um novo Laboratório de Solos e Asfalto em Santa Maria, que será responsável por atender municípios da região central do Estado, incluindo Santa Cruz do Sul. A unidade faz parte de um investimento de R$ 2,4 milhões que contempla quatro centros de análise, com foco em qualificar ainda mais os serviços de repavimentação após obras de saneamento.

    Com o novo laboratório, que deve entrar em operação até agosto deste ano, a companhia busca garantir mais eficiência nas etapas que seguem as intervenções em redes de água e esgoto. Hoje, a Corsan já conta com duas unidades laboratoriais, em Canoas e Bento Gonçalves, responsáveis pelas análises nas regiões Metropolitana, Litoral, Nordeste e Planalto. Juntas, elas realizam cerca de 750 testes por mês — o dobro da capacidade registrada anteriormente, quando os serviços eram terceirizados.

    Como funciona

    Antes de as vias serem reabertas ao trânsito, os materiais utilizados no reaterro e na camada asfáltica passam por testes que avaliam desde a granulação até o nível de compactação.

    Conforme a Corsan, os exames são essenciais para assegurar durabilidade e segurança nas pavimentações, permitindo um estudo mais detalhado de diversos materiais utilizados nas obras – como brita, areia e asfalto –, além da classificação dos solos, para garantir que as fundações estejam de acordo com as normas técnicas.

    Com a análise mais detalhada, a expectativa é de que o tempo de obstrução das vias não seja tão longo.